Manga pode ajudar diabéticos a controlar a glicemia? Este estudo diz que sim

há 2 semanas 3
ANUNCIE AQUI

Pessoas com diabetes ou quadros pré-diabéticos devem estar atentas aos compostos presentes nos alimentos que consomem, principalmente aqueles que influenciam na quantidade de açúcar. Seguindo um raciocínio lógico, pensa-se que comidas com menos açúcar são as mais indicadas para esses casos. Mas isso nem sempre é verdade.

Leia mais notícias:

Article Photo

Article Photo

Vejamos o exemplo da manga. Cientistas de um estudo publicado em agosto na revista científica Foods quiseram avaliar as propriedades benéficas da fruta para a saúde de adultos pré-diabéticos. Mesmo que a manga seja uma fruta tropical com alto teor de açúcares em comparação a outros alimentos, ela demonstrou ser uma ótima opção de lanche para esse grupo.

Opção saudável e açucarada

As frutas tropicais normalmente costumam ter concentrações maiores de açúcar. Porém, “não é apenas o teor de açúcar que importa, mas o contexto geral do alimento”, diz Raedeh Basiri, professora na Universidade George Mason, nos EUA, e coautora do estudo, em comunicado.

Um dos experimentos realizados no estudo consistiu em dividir participantes em dois grupos: um que se alimentaria com uma manga fresca (32 gramas de açúcar) diariamente e outro deveria comer uma barra de granola com baixo teor de açúcar (11 gramas de açúcar) todos os dias.

Pelo período de seis meses, os pesquisadores mediram a concentração de glicose no sangue, a resposta corporal à insulina e quantidade de gordura corporal dos participantes.

Os resultados revelaram que mesmo com maiores níveis de açúcar, a manga se mostrou mais benéfica do que a barra de granola, com o grupo que se alimentou dela diariamente apresentando melhor controle da glicose no sangue, maior sensibilidade à insulina e redução da gordura.

Valor nutricional completo

Como Basiri relata, a quantidade açúcar não é o único critério que deve ser contemplado ao avaliar o valor nutricional de um alimento. Os açúcares na manga – que incluem glicose, frutose e sacarose – vêm acompanhados de fibras, vitaminas e outros nutrientes que fornecem benefícios à nossa saúde.

Por outro lado, a barra de granola com açúcares adicionados não tem esse mesmo valor nutricional. Pelo fato do estudo controlado ter confirmado que a ingestão diária de manga melhora os resultados glicêmicos em adultos com pré-diabetes, a fruta se mostrou uma opção melhor.

“Indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes não devem focar apenas no teor de açúcar dos alimentos, mas em como esses açúcares são entregues. O objetivo é incentivar as pessoas a incluírem frutas inteiras, como a manga, como parte de hábitos alimentares saudáveis e estratégias práticas para a prevenção do diabetes”, afirma Basiri.

Antes de seguir qualquer orientação sobre sua dieta, especialmente caso você seja diabético, leitor, vale a dica: procure um nutricionista e defina eventuais alterações na alimentação com ele.

Ler artigo completo