Bisões são caçados por lobos após morte de líder da matilha; veja vídeo

há 1 semana 7
ANUNCIE AQUI

Meses depois de perder sua líder em um confronto brutal, a matilha Junction Butte, do Parque Nacional de Yellowstone, começa a dar sinais de recuperação. Agora reforçada por lobos do grupo rival que ajudou a matar sua antiga alfa, os sobreviventes voltaram a caçar juntos, como mostra um vídeo recente.

Meio Ambiente

Article Photo

Article Photo

As imagens mostram os lobos cinzentos (Canis lupus) tentando separar um filhote de bisão (Bison bison) de sua mãe. A tentativa de caça falhou: a mãe se manteve entre o filhote e os predadores até alcançar o restante do grupo, quando outro bisão adulto uniu-se à defesa e conseguiu afugentar os lobos.

Mesmo sem sucesso na caçada, o vídeo aponta para uma reestruturação importante na matilha. Os Junction Butte parecem estar se fortalecendo novamente, agora com a presença de machos do Rescue Creek — os mesmos que participaram do ataque fatal à 907F. Assista o vídeo a seguir, divulgado pelo Cowboy State Daily.

Mesmo sem sucesso, a caçada marca um novo capítulo na história da Junction Butte — matilha que perdeu sua liderança no último Natal, quando a fêmea 907F, apelidada de "Rainha dos Lobos", foi morta durante uma disputa territorial. Ela foi atacada pela matilha Rescue Creek, que cruzou o rio Yellowstone para disputar uma carcaça de bisão. Ferida no confronto, 907F morreu poucos dias depois, em 25 de dezembro, segundo dados de seu colar de monitoramento.

A loba 907F deu à luz a dez ninhadas, um recorde no parque, e viveu além dos 11 anos, mais que o dobro da expectativa média de vida de lobos na região, que é de até cinco anos. Sua morte simboliza uma das principais causas de mortalidade entre lobos em ambientes protegidos como Yellowstone: o conflito entre matilhas.

"Em um lugar protegido como Yellowstone, a principal causa de morte é quando duas matilhas brigam entre si", explicou Kira Cassidy, pesquisadora do Yellowstone Wolf Project, em entrevista ao Live Science. "Isso representa cerca de metade da mortalidade", afirmou.

Pouco após a morte de 907F, dois outros lobos da Junction Butte também foram mortos por humanos ao saírem dos limites do parque. No mês seguinte, pesquisadores observaram machos do Rescue Creek interagindo com fêmeas sobreviventes da Junction Butte. “A temporada de acasalamento começa em fevereiro, e é comum que lobos mudem de matilha para reproduzir”, disse Cassidy ao National Park Explorer.

A união entre membros das duas matilhas rivais pode ter sido estratégica para garantir a sobrevivência e continuidade do grupo. E, embora a última caçada aos bisões tenha fracassado, o comportamento registrado nas imagens mostra uma matilha reorganizada.

Ler artigo completo