YouTuber passa 12 anos sofrendo com refluxo misterioso e se choca ao descobrir o que era; assista YouTuber passa 12 anos sofrendo com refluxo misterioso e se choca ao descobrir o que era; assista

há 1 semana 2
ANUNCIE AQUI

O youtuber britânico Alfie Deyes revelou em um vídeo no YouTube o diagnóstico de um raro distúrbio após enfrentar por 12 anos sintomas persistentes. O criador de conteúdo compartilhou como a condição impactou sua vida pessoal e profissional ao longo desse período.

O youtuber Alfie Deyes revelou detalhes de um “mistério médico” que enfrentou ao longo dos últimos 12 anos. Em um vlog divulgado no dia 28 de setembro, o britânico contou que sofreu com refluxo ácido e dificuldade para engolir alimentos por mais de uma década, até finalmente receber um diagnóstico.

Na gravação, Alfie compartilhou seu histórico médico, lembrando que havia feito uma endoscopia para investigar o refluxo cerca de dez anos atrás.

Na época, especialistas acreditavam que o problema recorrente era simplesmente causado por estresse. Além do canal no YouTube, que hoje soma mais de 3 milhões de inscritos, Deyes vivia o auge da carreira: produzia, editava e publicava dezenas de vídeos por mês, e também iniciava uma empresa de merchandising.

Médicos apontavam que a rotina intensa como empresário e criador de conteúdo envolvia uma carga alta de estresse, o que poderia estar por trás dos sintomas físicos.

“Foi muito difícil ouvir que o problema — a coisa que estava causando tudo — era estresse, porque era muito complicado tentar combater isso”, lembrou Deyes.

Alfie deu detalhes da longa batalha com a condição em um vlog divulgado no fim de setembro. (Foto: Reprodução/YouTube)

Ao longo da década seguinte, Alfie tentou diversas soluções. Além de buscar reduzir o estresse, ele passou a utilizar diferentes medicamentos indicados para refluxo ácido. Também diminuiu ou cortou totalmente certos alimentos e bebidas que poderiam contribuir para o quadro, entre eles refrigerantes, álcool, café, banana e até pão.

“Já tinha consultado tantos médicos nesse ponto. Nada que eu fizesse tinha impacto na gravidade do refluxo, que era incrivelmente frequente”, desabafou.

No entanto, com o passar dos anos, o problema se agravou. Alfie passou a ter dificuldade até mesmo para engolir alimentos, o que comprometeu sua alimentação. Ele enfrentou problemas para manter o peso e deixou de ir a restaurantes com amigos, já que muitas vezes não conseguia terminar as refeições.

“Às vezes eu começava a comer, dava uma garfada e não conseguia engolir. Parecia que a comida ficava presa. Chegou a um ponto em que estava tomando conta da minha vida”, lamentou.

Alfie e a namorada Zoe Sugg estão juntos há 10 anos. (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

Foi ao navegar pelo TikTok que Deyes encontrou a primeira “pista” sobre o que poderia estar errado. O youtuber assistiu a um vídeo de uma mulher realizando um exame de deglutição com bário — também conhecido como videodeglutograma ou esofagograma de bário.

O procedimento radiológico utiliza um contraste à base de bário para acompanhar a passagem de alimentos e líquidos da boca até o estômago, permitindo identificar alterações no esôfago.

O exame consiste no paciente engolir um líquido esbranquiçado enquanto é submetido a um raio-X, para que os médicos observem como a substância se move pelo esôfago.

Segundo Alfie, esse momento “mudou tudo”. Ele comentou sobre o exame com seu médico, que concordou em realizá-lo, embora tenha explicado que geralmente não revelava muito sobre o estado do paciente.

Para a surpresa do especialista, o diagnóstico veio quase de imediato. “Em menos de 10 segundos, o médico falou: ‘Ah, sim, consigo ver o que é. Consigo ver o que está acontecendo'”, contou Deyes.

Continua depois da Publicidade

O youtuber foi diagnosticado com acalásia, um distúrbio raro em que o esfíncter não relaxa adequadamente, impedindo que a comida chegue ao estômago como deveria. “Naquele momento, fiquei em choque, porque finalmente poderia ter uma solução para esse problema. Para muitas pessoas, é incrivelmente fácil de tratar”, disse Alfie.

Em uma consulta posterior, Deyes passou por um procedimento de menos de 10 minutos, no qual os médicos abriram manualmente o esôfago para permitir a passagem correta dos alimentos. Desde que fez o tratamento, em maio, ele não teve mais problemas para engolir.

Assista ao relato completo:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo