ANUNCIE AQUI
O mundo animal pode ser estranho às vezes. Principalmente se levarmos em conta os rituais sexuais um tanto bizarros que encontramos em diferentes espécies. Quando o assunto são as lesmas-leopardo, a bizarrice evolui para outro nível. Afinal, esses moluscos são conhecidos por serem bem dramáticos ao se reproduzirem, descendo pendurados por único fio de muco, enquanto se entrelaçam intensamente, com movimentos específicos no sentido anti-horário. Duvida? O vídeo que você vai ver abaixo é prova disso.
Leia mais notícias:
Em 1º de outubro, Marion Owen, uma americana que oferece dicas de jardinagem nas redes sociais, fez o registro da “dança” de duas lesmas-leopardo em seu jardim. O vídeo viralizou, causando reações de encantamento (e, para muita gente, nojo). Assista:
Por que tanta performance no sexo?
As lesmas-leopardo (Limax maximus) já são conhecidas por biólogos, cientistas e entusiastas da vida selvagem, justamente por seus comportamentos “pouco ortodoxos” na hora de se unir a um parceiro.
Além da dança exótica já mencionada, as lesmas-leopardo projetam os seus pênis excessivamente grandes para fora do corpo via uma abertura lateral de suas cabeças. Eles se entrelaçam e ocorre uma troca de espermas, que pode, futuramente, ser utilizado para fertilizar os ovos de cada uma das lesmas. Ou apenas servir de alimento.
Pesquisadores tentam explicar essa combinação de comportamentos tão estranhos. Uma característica importante desses animais é o hermafroditismo, ou seja, a presença de ambos os órgãos sexuais no mesmo indivíduo.
Este artigo do site The Conversation explica que, mesmo que a autofecundação possa ocorrer, ela não é a opção preferida. A escolha faz sentido em termos de seleção natural, já que o acasalamento com outra lesma favorece a troca de material genético, evitando riscos à saúde, fertilidade e vigor de seus descendentes.
Ainda assim, a maioria das lesmas e caracóis costumam acasalar como macho e fêmea ao mesmo tempo, com a capacidade de armazenar o esperma recebido durante meses ou até anos.
A respeito dos movimentos em sentido anti-horário, eles podem estar associados à estrutura assimétrica do corpo desses animais. Com os órgãos genitais emergindo do lado direito de suas cabeças, as lesmas-leopardo acabam girando de forma sincronizada para esse sentido, enquanto friccionam-se uma na outra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/Z/B/nuV7PQQhS0uPvQfJVrWA/1024px-mating-of-limax-maximus-3.jpg)
Estratégias de acasalamento
Explicações para certos comportamentos das lesmas ainda são um mistério. Algumas espécies possuem artifícios ardilosos para garantir que o ritual de reprodução seja o mais eficiente possível – como muco que atrai o parceiro ou “dardos do amor”.
A excentricidade no acasalamento das lesmas-leopardo pode ser mais uma manifestação desse investimento sexual. O entrelaçamento espiralado se encaixaria numa estratégia que minimiza o risco da separação repentina das lesmas e de que ambas deem e recebam material genético. O longo pênis – que pode chegar a 90 centímetros em uma variedade italiana de lesma-leopardo – também pode ser um exemplo de adaptação para maiores chances de fertilização.
Estudar esses fascinantes rituais sexuais não só amplia o conhecimento científico sobre esses moluscos, mas auxilia pesquisas focadas em controle de pragas agrícolas e de jardim. Ao conhecer os métodos de reprodução das lesmas, podemos encontrar novas formas de controlar sua proliferação em cultivos agrícolas.