Arara ameaçada resgatada na Bahia viaja até SP a bordo de avião

há 1 mês 30
ANUNCIE AQUI

Jurema, fêmea de arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) resgatada no município de Paulo Afonso, na Bahia, foi levada de avião até o Zoológico de São Paulo, na capital paulistana. No local, a ave, cuja espécie está ameaçada de extinção, vai ser reabilitada e, se tudo der certo, devolvida à natureza.

Article Photo

Article Photo

O voo seguro da ave foi garantido pelas equipes técnicas do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, do Cemavel/ICMBio e do zoológico paulistano. A ave voou a bordo do Avião Solidário fornecido pela empresa LATAM. Em comparação com vias terrestres, a viagem de avião dura um dia a menos entre Salvador e Guarulhos, garantindo que o estresse da arara seja reduzido durante o deslocamento.

Jurema faz parte do Programa de Manejo Integrado da Arara-zul-de-lear, que envolve ações de resgate, recuperação e a reintrodução na natureza. Jurema cresceu sem os pais desde filhote, e não desenvolveu meios de sobreviver na natureza. Após sua integração nos programas de conservação, os cuidadores esperam que ela possa formar um casal e aumentar a população da espécie.

“Operações como esta mostram como a aviação pode ser uma aliada direta na proteção da biodiversidade brasileira. Ao reduzir o tempo de deslocamento e oferecer condições adequadas de transporte, contribuímos para o bem-estar do animal e para o trabalho científico de longo prazo”, disse Raquel Argentino, da LATAM Brasil, em comunicado.

Anteriormente, a espécie arara-azul-de-lear foi considerada extinta, pois não era encontrada em seu habitat natural, mas em 1978, a ave foi redescoberta. O desmatamento, tráfico de fauna, incêndios florestais e a urbanização são os principais fatores que ameaçam as espécies de araras.

O avião solidário disponibiliza infraestrutura e aeronaves para apoiar a conservação da biodiversidade e causas sociais — no Brasil, já foram transportadas mais de 868 toneladas de cargas para apoio humanitário, 4,6 mil animais em programas de conservação e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19. A ação é mantida em conjunto com outras organizações como SOS Mata Atlântica, Amigos do Bem e outros.

Mais recente Próxima Serpentes marinhas venenosas estão sendo achadas mortas em praias na Austrália
Ler artigo completo