Vídeo mostra chegada do tornado em cidade que foi destruída no PR; assista Fotos: Reprodução/g1; Reprodução/TV Globo

há 2 semanas 7
ANUNCIE AQUI

Um tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) na sexta-feira (7), registrado por câmeras da UFFS em Laranjeiras do Sul. O fenômeno causou destruição generalizada, com ventos de até 330 km/h, e ocorreu junto a outros dois tornados no estado do Paraná.

Um tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR), na última sexta-feira (7), foi registrado por câmeras de segurança da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul (PR). O vídeo, capturado em time-lapse, surpreende ao mostrar a supercélula avançando sobre a cidade vizinha.

O fenômeno durou cerca de 16 minutos no registro, das 18h às 18h16. Segundo o portal g1, as câmeras ficam a aproximadamente 5 km do centro de Rio Bonito do Iguaçu.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) analisou as imagens e confirmou que os ventos chegaram a 330 km/h na cidade. Além do tornado em Rio Bonito do Iguaçu, outros dois tornados ocorreram no estado no mesmo dia: um em Guarapuava e outro em Turvo, a cerca de 130 km e 166 km, respectivamente.

Assista:

Vídeo mostra chegada de tornado em cidade que foi devastada no Paraná https://t.co/HZiuFWSixU #g1 pic.twitter.com/xnUdvTCwdm

— g1 (@g1) November 10, 2025

As fortes tempestades deixaram 6 mortos e cerca de 750 feridos. “O Corpo de Bombeiros informa que não há mais buscas ou resgates e atendimentos pré-hospitalares. O trabalho de cadastramento e atendimento das famílias continua, assim como a distribuição dos donativos. O esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e prefeitura para retirada de estruturas danificadas e limpeza segue em andamento”, informou o Governo do Paraná, nesta manhã (10).

Cidade no interior do Paraná ficou destruída após ser atingida por tornado (Foto: Reprodução/TV Globo)

Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais atingida, com 90% de casas e prédios destruídos. O município possui cerca de 14 mil habitantes. Segundo o prefeito Sezar Augusto Bovino, a cidade precisará passar por uma reconstrução completa. O governo estadual vai liberar R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap), com possibilidade de repasse de até R$ 50 mil por residência, de acordo com projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná.

Continua depois da Publicidade

Além disso, a reconstrução das escolas já foi autorizada e a prova do Enem, que aconteceu neste domingo (9), foi adiada na cidade. O INSS informou que moradores que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação da renda mensal.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo