Vídeo: Mãe de Leandro Lo dá forte depoimento e reage à absolvição de PM preso por matar o lutador: ‘Enterrei meu filho pela 2º vez’ Mãe de Leandro Lo reage à absolvição de PM preso por matar o lutador: 'Enterrei meu filho pela 2º vez' (Reprodução/Instagram)

há 1 semana 4
ANUNCIE AQUI

Fátima Lo, mãe do lutador Leandro Lo, reagiu à absolvição do policial Henrique Velozo, julgado pelo homicídio do atleta. Ela fez um desabafo sensível, detalhou como foi o julgamento e a medida que irá tomar.

Fátima Lo, mãe do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, reagiu à decisão que absolveu o policial militar Henrique Otavio Oliveira Velozo, preso pelo homicídio do lutador em 2022. Neste sábado (15), ela afirmou que foi “humilhada” durante o julgamento e fez um desabafo sensível, dizendo que enterrou o filho “pela segunda vez”.

Lo teve morte cerebral após levar um tiro na cabeça durante uma festa no Clube Sírio, em São Paulo. O policial foi inocentado em júri popular, que entendeu a ação como legítima defesa. Ele deixou o Presídio Romão Gomes, na Zona Norte da capital paulista, ainda ontem.

Fátima alegou que a decisão da Justiça foi uma “impunidade” ao assassinato de Leandro, e detalhou os três dias de audiência no Fórum da Barra Funda. “Tristeza e indignação sobre o que aconteceu nesses três dias de sofrimento. Ontem enterrei o Leandro pela segunda vez. Esse é o sentimento. Foi uma tristeza tão grande, porque a gente foi tão humilhado lá, tão massacrado pela defesa”, contou.

“Aquele advogado [do Henrique Veloso] e a bancada dele. Eles o tempo todo nos provocavam e humilhavam a gente, e a gente não podia falar nada, se manifestar. Eu passei mal, Amanda também. Isso que estamos aqui em nome da Justiça”, acrescentou. Segundo ela, o réu teria mentido em seu depoimento.

Policial preso pelo assassinato de Leandro Lo foi solto no sábado (15) (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

“A Justiça deixa o réu mentir. Então ele mentiu muito, inventou a história dele lá, orientado pela defesa dele. Inventaram slides falsos, [alegando] que o Leandro deu um mata leão nele, Ezequiel, que só com kimono é possível dar. Foi inventado tudo isso. As imagens que ele mostrou na TV pro júri popular eram falsas. Passaram a imagem do Leandro, declarou Fátima.

A mãe ainda defendeu o lutador. “E no exame de corpo de delito [de Velozo], ele não sofreu nenhum arranhão. Pelo contrário, ele matou, chutou, foi para o bordel, depois para o motel. E aí isso é legítima defesa. A defesa dele fez um circo, um teatro. São muito bons como atores e convenceram o júri popular. A humanidade está difícil de acreditar numa conversa dessa”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

Fátima destacou que a família vai seguir na busca por Justiça e recorrer da decisão quando for possível. “Eu tô aqui para falar que a gente foi muito humilhado, muito maltratado e ainda teve essa impunidade. Mas eu quero agradecer a vocês por tudo, a comunidade do jiu-jitsu que sempre esteve com a gente. Vamos recorrer”, finalizou.

Assista à íntegra:

Fátima Lo, mãe do campeão de jiu-jítsu Leandro Lo, morto em 2022, desabafou neste sábado (15) após a absolvição do PM Henrique Velozo. O policial, preso pelo homicídio, foi libertado hoje após o júri decidir que ele agiu em legítima defesa. pic.twitter.com/wsJsnZmqIr

— iG (@iG) November 15, 2025

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo