Vídeo: Idosa é presa por se fantasiar de pênis em protesto contra Trump nos EUA; veja o traje Vídeo: Idosa é presa por se fantasiar de pênis em protesto contra Trump nos EUA; veja o traje

há 3 dias 2
ANUNCIE AQUI

Uma mulher de 61 anos foi presa em Fairhope, no Alabama, após protestar usando uma fantasia inflável durante manifestação contra Donald Trump. A abordagem policial gerou debate, e o caso segue na Justiça enquanto a defesa contesta as acusações.

Em outubro de 2024, uma mulher de 61 anos foi presa por usar uma fantasia inflável em formato de pênis durante um protesto contra Donald Trump. A vestimenta inusitada chamou a atenção das autoridades locais e levou à detenção de Renea Gamble. Nesta quinta-feira (20), o vídeo da prisão veio à tona, repercutindo na imprensa internacional.

O episódio ocorreu em Fairhope, no Alabama, em 18 de outubro de 2024, mas as imagens só foram divulgadas pela imprensa dos EUA ontem. Na ocasião, Gamble vestia o traje — com detalhes anatômicos — e segurava um cartaz com os dizeres “No dick-tator” (‘Sem ditador’, em tradução livre), uma brincadeira com a palavra pênis em inglês.

Continua depois da Publicidade

Em uma gravação feita pela câmera corporal de um policial, é possível ver o momento em que o agente Andrew Babb aborda a manifestante, repreendendo-a pelo traje considerado “ofensivo”. “Isso não será tolerado em uma cidade com valores familiares”, afirma o oficial.

O vídeo mostra ainda o momento em que Babb imobiliza Renea, segurando-a pela parte traseira da fantasia inflável e derrubando-a no chão. Outros policiais ajudam a algemá-la, enquanto gravações de testemunhas mostram manifestantes contestando a abordagem e defendendo que a idosa “não estava fazendo nada de errado”.

Mesmo assim, Babb justifica a detenção afirmando que o traje era “abusivo” e expressando preocupação com “o que as crianças poderiam ver”. Em outro trecho, o policial dispara: “Não vou discutir com você. Se meus filhos viessem aqui e vissem isso, como eu explicaria?”.

O agente chega a questionar a própria manifestante: “Como você explicaria aos meus filhos o que você deveria ser? Esta é uma cidade familiar. Não vou tolerar alguém vestida assim. É abusivo”.

A 61-year-old Fairhope, Alabama woman dressed as a penis and carrying a “No Dick-tator” sign was arrested during Saturday’s “No Kings” protest.

Video showing three officers pinning her down has since gone viral.

She was charged with resisting arrest and disorderly conduct. pic.twitter.com/TnYINyiESu

— Molly Ploofkins (@Mollyploofkins) October 21, 2025

Após a repercussão das imagens, Renea se pronunciou. Em entrevista ao TMZ, divulgada nesta sexta (21), ela afirmou que estava “apenas exercendo seu direito à liberdade de expressão”, garantido pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. A Primeira Emenda protege cinco liberdades fundamentais: a liberdade de religião, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, o direito de se reunir pacificamente e o direito de petição ao governo.

Gamble foi acusada de conduta desordeira e resistência à prisão — acusações que ela contesta. À publicação, classificou como “ridículo” sugerir que ela poderia resistir à prisão enquanto estava dentro de uma fantasia inflável. A defesa sustenta que ela apenas exercia seu direito constitucional.

Continua depois da Publicidade

No processo, que segue em andamento na Justiça norte-americana, seus advogados pedem o arquivamento do caso e afirmam que a prisão foi motivada por “moralismo”. Em nota, reforçam que a fantasia fazia parte de uma crítica política e não tinha conotação sexual. “A ideia de que uma avó de 61 anos vestida de pênis inflável oferecia perigo é absurda”, declararam.

O julgamento está marcado para 6 de janeiro de 2026, no Tribunal Municipal de Fairhope. A prefeitura negou qualquer comentário sobre o caso, por se tratar de um processo em andamento.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo