ANUNCIE AQUI
Uma família francesa viveu momentos de tensão ao ter o barco afundado por um grupo de orcas durante uma travessia pelo Oceano Atlântico, próximo à costa de Portugal. O caso ocorreu em 10 de outubro, mas o vídeo e o relato foram divulgados nesta sexta-feira (24).
Uma família francesa passou por um momento bem tenso enquanto fazia uma travessia de barco pelo Oceano Atlântico. A embarcação em que eles estavam foi afundada por um grupo de sete orcas na costa de Portugal. Apesar da situação ter acontecido no dia 10 de outubro, o vídeo do momento assustador foi divulgado apenas nesta sexta-feira (24), junto com a entrevista da família para a rede francesa BFMTV.
A embarcação levava o francês Adrien Deparis, com a esposa, que é portuguesa, e as três filhas do casal, com idades de 12, 10 e 8 anos. Eles estavam iniciando a primeira etapa da expedição planejada há um ano, quando o grupo de orcas cercou o barco e começou a golpeá-lo com as cabeças e caudas.
“Elas se concentraram na estrutura e no leme, batiam sem parar. Nesse momento, percebi que o barco ia afundar”, disse ele. Poucos minutos depois, a cabine já estava alagada e o sistema de direção, inutilizado. A família acionou os guardas costeiros, que enviaram um barco e um helicóptero, mas o resgate demorou a localizá-los.
Enquanto isso, as orcas permaneceram próximas por cerca de 40 minutos. Após um tempo, os animais se afastaram. “Entramos em modo de sobrevivência”, lembrou Adrien. Ele chegou a mergulhar para conseguir recuperar o bote salva-vidas, que se soltou. Depois de horas de busca, os quatro foram finalmente encontrados e retirados do mar por um pesqueiro.
Continua depois da Publicidade
“Quando subimos a bordo, foi muito emocionante. Ver nosso barco desaparecer foi doloroso, mas o mais importante é que estamos vivos. Perdemos tudo, mas ficamos juntos”, desabafou o francês. Veja o vídeo abaixo:
Le bateau d’une famille française attaqué par des orques au large du Portugal pic.twitter.com/NuDvZVFAxh
— BFMTV (@BFMTV) October 24, 2025
A família foi levada para o solo de helicóptero pela Marinha de Portugal, e transportada para Lisboa. Apesar do susto, Deparis, a esposa e as filhas passam bem. Especialistas alertam que o comportamento das orcas ibéricas, embora assustador, não é considerado um ataque deliberado.
“Não há agressividade nem intenção de machucar. Nenhum humano jamais foi atacado por orcas”, declarou Christine Grandjean, presidente da associação C’est Assez!.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

há 14 horas
1








Portuguese (BR) ·