ANUNCIE AQUI
Um alpinista identificado como Sr. Hong morreu após cair durante uma escalada no Monte Nama, em Sichuan, na China. O acidente ocorreu em 25 de setembro e está sendo investigado pelas autoridades locais. O caso repercutiu nas redes sociais.
Um alpinista morreu tragicamente após cair enquanto tentava tirar uma selfie durante uma escalada no Monte Nama, na província de Sichuan, na China. De acordo com o The Mirror, o homem — identificado apenas como Sr. Hong — teria se soltado da corda de segurança para fotografar o cume nevado, quando escorregou próximo a uma fenda. O acidente ocorreu em 25 de setembro e viralizou nas redes sociais, já que foi registrado por outros integrantes da excursão. As testemunhas deram mais detalhes sobre o caso.
O Monte Nama, subpico do Monte Gongga, possui 5.588 metros de altitude e é conhecido pelo terreno traiçoeiro e pelas mudanças climáticas repentinas. Apesar dos riscos, a montanha atrai muitos aventureiros em busca de paisagens impressionantes.
Segundo testemunhas, a morte do alpinista foi consequência de uma série de falhas — a principal delas, ter se desprendido do equipamento de segurança em uma área coberta de neve. Relatos indicam que ele pretendia registrar uma selfie com a paisagem ao fundo, mas, ao tentar se levantar, perdeu o equilíbrio e deslizou cerca de 200 metros pela encosta gelada.
Ainda não está claro se Hong realmente tirava uma selfie ou se fotografava colegas da expedição. Testemunhas afirmaram que ele também não estava devidamente equipado para enfrentar a subida íngreme, já que não portava um machado de gelo, essencial para recuperar o controle em caso de escorregões. Ele acabou desaparecendo de vista enquanto seus companheiros assistiam sem poder ajudar.
Continua depois da Publicidade
Após a repercussão do caso, autoridades do Departamento Municipal de Educação e Esportes de Kangding informaram que nem Hong, nem seu grupo tinham autorização para escalar o Monte Nama. Além disso, a equipe sequer havia comunicado oficialmente seus planos às autoridades locais.

Outro agravante teria sido a falta de preparo técnico. A escalada ao Nama exige meses de treinamento físico, adaptação prévia à altitude e o uso de equipamentos especializados. Hong, segundo familiares, era guia na região, mas não possuía experiência em montanhas nevadas, nem em altitudes semelhantes.
Continua depois da Publicidade
Especialistas alertam que a falta de preparo pode comprometer não apenas a escalada, mas também a tomada de decisões em situações críticas. A adaptação à altitude, por exemplo, é fundamental para manter o equilíbrio. Imagens registradas antes da queda mostram Hong tropeçando perto da fenda.
A man in his 30s died on Nama Peak in Sichuan, China, after reportedly untying his safety rope to take photos near a crevasse.
Witnesses said he slipped without an ice axe, slid over 200 meters, and disappeared from view. Authorities are investigating the incident.
Nama Peak,… pic.twitter.com/oeeQdVyfVq
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) September 27, 2025
O incidente está sendo investigado pelas autoridades de Segurança de Sichuan, já que a área onde ocorreu a tragédia é considerada proibida para montanhistas.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques