Veja as melhores empresas para trabalhar premiadas no GPTW 2025

há 1 dia 2
ANUNCIE AQUI

As 175 vencedoras do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2025 foram reveladas na quarta-feira (8), em cerimônia realizada por em São Paulo.

A 29ª edição da premiação reconheceu as companhias pelo bom ambiente de trabalho, inovação e cuidado com a saúde emocional. Além disso, a cerimônia também ressaltou pontos como diversidade, engajamento dos colaboradores e a importância da cultura organizacional como base para crescimento e resultados.

O ranking é avalia a estrutura e práticas da empresa, assim como a percepção dos funcionários, considerando pilares como confiança, liderança, inovação e valorização do potencial humano.

Na categoria Gigantes, que reúne companhias com mais de 10 mil funcionários, os destaques foram:

  • 1º lugar: Sicredi
  • 2º lugar: Magazine Luiza
  • 3º lugar: Gazin

Entre as Grandes, com 1.000 a 9.999 colaboradores, os primeiros lugares foram:

  • 1º lugar: Novo Nordisk Produção Farmacêutica
  • 2º lugar: Tokio Marine Seguradora
  • 3º lugar: Fundimisa Fundição e Usinagem

No grupo das Médias, com equipes de 100 a 999 pessoas, os líderes foram:

Continua depois da publicidade

  • 1º lugar: Visagio
  • 2º lugar: Flexform
  • 3º lugar: BHS

Mais de 5 mil empresas participaram desta edição do GPTW Brasil, que dividiu as vencedoras em três categorias: Gigantes (20 empresas), Grandes (85 empresas) e Médias (70 empresas).

O levantamento para a formação do ranking mostra que companhias que investem em um ambiente de trabalho positivo alcançam mais vantagens competitivas. Funcionários mais engajados colaboram de forma significativa para atingir metas, além de participar de processos de inovação, o que acaba gerando impactos diretos nos resultados financeiros das empresas.

Em 2024, as empresas listadas pelo GPTW apresentaram, em média, um crescimento de 14% no faturamento em comparação a 2023. No mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou apenas 3,4%.

Continua depois da publicidade

Principais desafios

O levantamento mostra também que há desafios que limitam a capacidade de inovação dessas empresas. Os principais deles são o impacto da saúde mental dos colaboradores na criatividade, a dificuldade de muitos em enxergar a conexão entre suas atividades e os objetivos estratégicos da empresa, e o distanciamento da liderança, que tende a desmotivar os times.

Algumas companhias ainda enfrentam problemas estruturais, com processos rígidos e focados no passado. Nesses casos, a burocracia excessiva, a falta de transparência e a priorização de ideias externas acabam inibindo a participação dos funcionários e restringindo seu engajamento.

Outro desafio é promover a diversidade, e esse persiste mesmo para empresas que possuem programas com esse objetivo. Entre as 175 companhias premiadas, que juntas empregam mais de 780 mil pessoas, apenas 5% têm 55 anos ou mais (mesmo percentual de 2023), mostrando a dificuldade de integrar profissionais mais experientes.

Continua depois da publicidade

A presença feminina é limitada em todos os níveis hierárquicos: as mulheres correspondem a 43% do total de colaboradores, 32% dos cargos de liderança e somente 10% das posições de CEO. A participação de negros e pardos também é baixa, representando 38% da força de trabalho, bem abaixo dos 56% da população brasileira segundo o Censo Demográfico de 2022.

Saúde mental

Durante a cerimônia, também foram entregues prêmios especiais para empresas que se destacam na promoção da saúde emocional. A lista contou com 10 companhias que obtiveram resultados expressivos em índices de bem-estar e atenção à saúde mental.

A seleção foi baseada em uma ferramenta criada pelo Great People Mental Health, integrante do ecossistema Great People & GPTW. Por meio da análise de relatos de funcionários e utilizando recursos de inteligência artificial aliados à neurociência, a startup identificou informações valiosas sobre como cada empresa cuida da saúde emocional de seus colaboradores.

Continua depois da publicidade

As empresas reconhecidas, em ordem alfabética, foram: Accenture, Adecoagro, Banco Mercantil, Cielo, Icaro Tech, São Martinho, Sesi/Senai Alagoas, SLC Máquinas, V360 e Vitru Educação.

Ler artigo completo