STJ concede liminar e solta o rapper Oruam; saiba detalhes Oruam escreve carta na prisão e revela: "Fase difícil que não desejo para ninguém" (Foto: Reprodução/ g1)

há 1 semana 5
ANUNCIE AQUI

O STJ revogou nesta sexta-feira (26) a prisão preventiva do rapper Oruam. A decisão foi tomada pelo ministro Joel Ilan Paciornik, atendendo a um pedido do advogado Gustavo Mascarenhas, responsável pela defesa do artista.

Nesta sexta-feira (26), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik, determinou a revogação da prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. A decisão atende a um pedido do advogado Gustavo Mascarenhas, que atua na defesa do artista.

Na decisão, o ministro afirma que a fundamentação usada pelo tribunal para determinar a prisão “revela-se insuficiente, em princípio, para a imposição da segregação antecipada”.

“Utilizou-se o julgador de primeiro grau de argumentos vagos para se reportar ao risco de reiteração delitiva, por ter o recorrente publicado o ocorrido em redes sociais, bem como a provável possibilidade de fuga, que teria sido cogitada pelo próprio recorrente”, pontuou.

O ministro ainda destacou na decisão que Oruam é réu primário. Outro ponto a favor do rapper é que ele teria se apresentado espontaneamente para o cumprimento do mandado de prisão.

Continua depois da Publicidade

A prisão

Orum se entregou à polícia em 22 de julho, um dia após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio de Janeiro. Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) cumpriam um mandado de busca e apreensão na mansão do rapper contra um menor acusado de tráfico, que estaria na casa.

Ele foi preso e indiciado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. O argumento para a detenção do artista foi uma suposta tentativa de impedir a ação da policial. Durante a abordagem na casa de Oruam, ele e outras pessoas foram vistas empurrando uma viatura e atirando pedras em direção aos policiais. O momento foi registrado por câmeras de segurança.

Oruam foi preso acusado por 6 crimes. (Foto: Reprodução/Instagram)

A denúncia destacou que os objetos foram lançados de uma altura de 4,5 metros, da varanda da casa de Oruam. Um dos agentes foi atingido nas costas e outro precisou se abrigar atrás do veículo. O MP alegou que os réus agiram com dolo eventual, assumindo o risco de matar os agentes. Além disso, o órgão afirmou que as pedras lançadas pesavam até 4,85 kg, com capacidade de causar ferimentos letais. A denúncia foi feita com um pedido de prisão preventiva, considerando o risco à ordem pública, à instrução do processo e à aplicação da lei penal.

Veja:

NOVAS IMAGENS | Oruam ataca carro da polícia e ameaça delegado que cumpria mandado contra adolescente infrator.

Nas gravações, o rapper aparece com pedras, fazendo ameaças e golpeando o vidro do veículo. Dentro do carro estavam o delegado Moyses Santana, da Delegacia de… pic.twitter.com/bYptHeodHY

— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) July 29, 2025

A galera do Oruam joga pedra em viatura, posta pros milhões de seguidores… e nada acontece.
Cada story é uma aula de como a impunidade reina no Brasil. pic.twitter.com/YEqRNM1EeH

— Thiiago (C.L). (@thiiagogar) July 22, 2025

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo