ANUNCIE AQUI
O Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações (DBCA) encontrou 15 serpentes marinhas mortas nas praias de Carnavon, na Austrália. A maioria dos animais foi achada na Baía de Nanga, no Patrimônio Mundial da Baía dos Tubarões, a 700 quilômetros ao norte de Perth.
As mortes têm intrigado cientistas e moradores locais. Blanche d'Anastasi, pesquisadora de serpentes marinhas, relatou que o número de cobras mortas é algo incomum. Por isso, ela pediu aos moradores para relatarem qualquer avistamento de serpentes marinhas saudáveis ou em perigo para a página “Australian Sea Snakes” do Facebook.
Além disso, a pesquisadora recomenda que ninguém faça o manuseio das serpentes ao se deparar com elas — são espécies venenosas e com uma coluna vertebral mais frágil por causa do ambiente aquático em que vivem. "Se você vir uma cobra marinha na praia, significa que ela estava com medo de se afogar por estar doente e ter ficado presa lá, ou que estava tão cansada que as ondas, as correntes ou o vento a arrastaram para a costa", disse d'Anastasi, para o site ABC News.
A pesquisadora Blanche d'Anatasi com uma serpente marinha na Baía dos Tubarões — Foto: Tara Fullston "As serpentes marinhas na praia não devem ser devolvidas ao mar. O melhor a fazer é garantir a segurança de pessoas, cães e crianças — e da própria serpente marinha — e chamar um especialista”, ressalta a pesquisadora.
Em eventos climáticos extremos, como ciclones, plantas marinhas do gênero Amphibolis são carregadas pela maré. Com isso, serpentes marinhas ficam enroscadas e presas nessas plantas, sendo arrastadas.
De acordo com d'Anastasi, em 2010, ocorreu uma onda de calor na Baía dos Tubarões, que ocasionou um decaimento de 76% na população das cobras marinhas. "As serpentes marinhas eram muito abundantes, mas depois daquela onda de calor, sua população diminuiu drasticamente", destaca.
Imagem tirada por Shauna Kershaw das cobras que encontrou na praia de Pelican Point — Foto: Shauna Kershaw O morador de Carnarvon, Barrie Mckinney, afirma ter visto várias cobras mortas no One Mile Jetty — área histórica da região costeira. Em uma de suas caminhadas em novembro, ele relatou ter localizado duas serpentes encalhadas.
Em um primeiro momento, ao se deparar com a cena, Mckinney achou que as cobras estavam totalmente mortas, mas ao passar no local pela segunda vez notou que uma delas tinha mudado de posição. "Parecia 100% morta, mas dava para ver que tinha se mexido", comenta. "Achei que tinha feito muitos movimentos rápidos e depois tudo parou. Mas quando voltei, pude ver que ela havia movido a cabeça para uma posição diferente, então não estava morta".
Outros animais foram encontrados mortos
Nas mesmas praias em que as cobras foram achadas, as autoridades encontraram 20 tartarugas mortas. Esses répteis foram avistados principalmente em Nanga Bay, mas também foram encontrados nas praias de Carnarvon. "Às vezes elas ainda estão vivas e parecem estar apenas descansando, mas às vezes parecem estar um pouco machucadas", disse a moradora Shauna Kershaw.
As autoridades disseram que o fenômeno não é incomum. Em apenas dois meses, Kershaw encontrou aproximadamente 20 serpentes marinhas mortas na cidade de Pelican Point — e, segundo ela, o mesmo padrão se repete com as tartarugas. "Estamos encontrando principalmente as menores", afirma. "Algumas têm incrustações de cracas, e outras estão flutuando no mar há tanto tempo que quase não sobrou nada delas."
Serpente marinha encontrada pelo morador Barrie Mckinney — Foto: Barrie Mckinney A instituição DBCA relatou que desde junho foram encontradas 17 tartarugas em Carnarvon. "Duas tartarugas-verdes jovens apresentaram tumores visíveis, provavelmente relacionados à fibropapilomatose (vírus FP), e amostras foram enviadas a especialistas para análise. A causa da morte das tartarugas restantes ainda não foi determinada.", afirmou um porta-voz.
O Departamento ressalta que o vírus não é comum, mas, mesmo assim, muitos casos foram registrados nos últimos anos e as tartarugas-verdes jovens são as mais prejudicadas.

há 1 mês
21
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/P/4/L9oqJYQ1WxbKH1D4bXAg/dog-lhasa-apso-canine-animal-f3bcef251903c0573ca46b1204966b0f.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/L/d/pRFxE8QMm7aBqqQhrXDA/mit-water-shaker01-press-0.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/F/w/IbiAtrToW8mp5wiRBeww/handler.png)





Portuguese (BR) ·