ANUNCIE AQUI
Pesquisadores documentaram, pela primeira vez, ratazanas(Rattus norvegicus, também conhecidas como ratos-marrons) capturando morcegos em abrigos urbanos utilizados por eles para hibernar. Um estudo sobre o comportamento de predação inusitado foi publicado no último dia 10 de outubro na revista científica Global Ecology and Conservation.
Através de câmeras infravermelhas e imagens térmicas, pesquisadores conseguiram observar como as ratazanas caçam os morcegos nas cidades de Segeberg e Lüneburg-Kalkberg, na Alemanha. As filmagens foram feitas entre 2020 e 2024, em um hibernáculo utilizado em um período de grande movimentação de morcegos.
Os pesquisadores notaram que os roedores utilizam diferentes táticas para a predação. As imagens mostram, por exemplo, uma ratazana em pé, se equilibrando com a cauda enquanto captura um morcego no ar com as patas e mata-o em seguida. Outros roedores adotam uma posição de descanso, ficam deitados e atacam os morcegos. Veja o vídeo:
Rato predando morcego - vídeo 1
Durante 5 semanas de observação, a equipe registrou 13 mortes de morcegos no sítio Segeberg. No mesmo local, foi encontrado um abrigo contendo 52 carcaças dos animais voadores. Em Lüneburg-Kalkberg, também havia restos mortais de morcegos com evidências de predação por roedores.
As ratazanas atacaram os morcegos em situações de vulnerabilidade — principalmente quando os animais voadores estavam saindo do hibernáculo ou ainda hibernando.
Carcaças de morcegos encontradas em uma fenda de hibernáculo em Lüneburger Kalkberg em setembro de 2021 — Foto: Global Ecology and Conservation A equipe ressalta que em um único inverno os roedores podem matar até 7% dos 30.000 morcegos no sítio de Segeberg. Para os pesquisadores, as descobertas sugerem que esse comportamento predatório pode prejudicar o crescimento populacional dos morcegos ao longo do tempo. A defaunação (redução da biodiversidade em habitats naturais) ameaça essa população na vida selvagem.
Rato predando morcego - Vídeo 2
Globalmente e historicamente, os roedores são responsáveis pela perda da biodiversidade, causando declínio e a extinção de espécies endêmicas. Análises indicam que 56% das espécies de mamíferos estão diminuindo. Por outro lado, as populações de roedores invasores, principalmente da família Muridae, continuam crescendo.
Rato predando morcego - Vídeo 3
"Nossas descobertas demonstram que ambientes urbanos podem replicar dinâmicas ecológicas semelhantes [às ilhas], com roedores invasores explorando altas densidades de morcegos durante estágios críticos da vida, como enxameação e hibernação", relatou a equipe no estudo.
A pesquisa recomenda que estratégias para a conservação populacional dos animais voadores sejam implementadas, uma vez que eles são importantes para controlar a quantidade de insetos, polinizar plantas e dispersar sementes.
Rato predando morcego - Vídeo 4
Mas proteger os morcegos não é bom apenas para o meio ambiente: também beneficia a saúde humana. "O manejo de roedores invasores em importantes locais de hibernação de morcegos apoia a conservação da biodiversidade e reduz potenciais impactos à saúde pública como parte de uma estratégia de saúde única”, ressaltam os pesquisadores.

há 2 dias
3
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/v/C/cwlpavS0CTdDcEykoh7A/super-lua-7002124216-.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/6/K/UtU7nwRYmaMHkykN4nDQ/image1.png)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/U/w/Kg9wtgQXeX1A9XdluiLw/image1.png)





Portuguese (BR) ·