Quentin Tarantino critica duramente 'Jogos Vorazes'

há 1 mês 16
ANUNCIE AQUI

Quentin Tarantino em set de gravação de Era Uma Vez em... Hollywood

Sony Pictures Releasing

Quentin Tarantino em set de gravação de Era Uma Vez em... Hollywood

Quentin Tarantino é o convidado mais recente do The Bret Easton Ellis Podcast, onde começou a revelar sua lista dos 20 melhores filmes do século XXI, até o momento.

O vencedor do Oscar revelou suas escolhas de número 20 a 11: Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg (20º lugar); Cabana do Inferno, de Eli Roth (19º lugar); O Homem que Mudou o Jogo, de Bennett Miller (18º lugar); Chocolate, de Prachya Pinkaew (17º lugar); Rejeitados pelo Diabo, de Rob Zombie (16º lugar); A Paixão de Cristo, de Mel Gibson (15º lugar); Escola de Rock, de Richard Linklater (14º lugar); Jackass: O Filme, de Jeff Tremaine (13º lugar); Os Lobos Maus, de Aharon Keshales e Navot Papushado (12º lugar); e Battle Royale, de Kinji Fukasaku (11º lugar).

Jogos Vorazes

Lionsgate

Jogos Vorazes

A última escolha não deve surpreender os fãs de Tarantino, já que o diretor inclui regularmente o filme de ação distópico de Fukasaku, de 2000, em suas listas de filmes favoritos, ao longo dos anos. O filme, baseado no romance homônimo de Koushun Takami, centra-se em um grupo de estudantes do ensino fundamental que são forçados a lutar até a morte pelo governo totalitário do Japão.

O renomado cineasta observou as semelhanças entre Battle Royale e a franquia Jogos Vorazes, criado pela autora Suzanne Collins. Os filmes compartilham, em grande parte, a mesma estrutura narrativa, e é por isso que Tarantino não consegue acreditar que a equipe de Battle Royale não tenha processado Collins.

Quentin Tarantino no set de Os Oito Odiados

The Weinstein Company

Quentin Tarantino no set de Os Oito Odiados

“Não entendo como o escritor japonês não processou Suzanne Collins por tudo o que ela possui”, disse Quentin Tarantino. “Eles simplesmente plagiaram o livro! Os críticos literários idiotas não vão assistir a um filme japonês chamado ‘Battle Royale’, então eles nunca a criticaram por isso. Eles diziam que era a coisa mais original que já tinham lido. Assim que os críticos de cinema viram o filme, disseram: ‘Que porra é essa! Isso é só ‘Battle Royale’, só que para menores de 13 anos!’”

Ele revelou que foi uma das primeiras pessoas a assistir a Battle Royale, pois era amigo do diretor Kinji Fukasaku. Tarantino estava no Japão fazendo uma pesquisa preliminar de locações para Kill Bill, quando Fukasaku o convidou para uma exibição privada do filme em que estava trabalhando.

O diretor revelará sua lista oficial dos 10 melhores filmes do século XXI, no próximo episódio do podcast.

Ler artigo completo