Quem são os novos astronautas da NASA que compõem 1ª turma com mais mulheres que homens

há 2 semanas 7
ANUNCIE AQUI

A Agência Espacial Americana (NASA) apresentou seus novos astronautas nesta segunda-feira (22). As seis mulheres e os quatro homens escolhidos – entre eles há engenheiros, cientistas e pilotos de teste – foram selecionadas entre mais de 8 mil candidatos.

Agora, os novos membros da NASA passarão por um treinamento de dois anos no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, até se tornarem elegíveis para voos especiais.

Article Photo

Article Photo

O objetivo do treinamento é preparar os novos astronautas para missões que incluem o retorno do homem à Lua – pelo programa Artemis – e para viagens futuras até Marte. Em comunicado, Sean Duffy, administrador interino da NASA, afirmou que a agência possui um plano ousado de exploração lunar e espacial. “Alguns estão desafiando nossa liderança no espaço, como os chineses [mas] nós vamos vencer”, afirmou.

 Evan Deroche/NASA Para serem elegíveis para integrarem a tripulação do Artemis II, os dez novos astronautas da NASA passarão por um amplo treinamento, com aulas práticas e simulações — Foto: Evan Deroche/NASA

A ideia do treinamento é capacitar os novos astronautas para que eles sejam capazes de enfrentar situações de risco. Por isso, as práticas incluem treinos em ambientes submersos e voos em aeronaves de alta performance.

Primeiras vezes, primeiras notícias

Desde a Mercury Seven – primeiro grupo de astronautas selecionados pela NASA –, em 1959, esta é a 24ª turma de astronautas selecionados pela agência espacial. Contando com a turma recém-anunciada, apenas 370 pessoas já foram escolhidas como astronautas da maior agência aeroespacial do mundo.

Os dez novos membros também chegam para compor 41 astronautas americanos que estão ativos e servem na corporação espacial.

Norm Knight, diretor de operações da NASA, disse, em comunicado, que a competição foi acirrada, mas que os recém-chegados chamaram a atenção por serem “distintos” e “excepcionais”. “Mais de 8 mil pessoas se inscreveram, e os dez escolhidos simbolizam o espírito de determinação e inovação necessário para abrir a próxima era da exploração espacial”.

 SpaceX Além da engenheira selecionada que trabalho na SpaceX, uma das seis mulheres recém-nomeadas astronautas é um geóloga que trabalhou no rover Curiosity da NASA — Foto: SpaceX

Entre os selecionados, a recepção da notícia ocorreu de maneiras inusitadas. Por exemplo, Anna Menon, que acompanhou o bilionário Jared Isaacman em um voo da SpaceX em setembro de 2024, é a primeira candidata a astronauta da NASA a já ter estado em órbita. E, ao menos para Anna, a experiência será em família: o seu marido, ex-cirurgião de voo da SpaceX, Anil Menon, também foi selecionado e passou pelo treinamento em 2021.

Esta é a lista de astronautas com mais mulheres até hoje, com seis nomes entre os 10 selecionados. Veja abaixo a relação completa, com a cidade de origem de cada astronauta entre parênteses:

  • Ben Bailey, 38 anos (Charlottesville, Virginia)
  • Lauren Edgar, 40 anos (Sammamish, Washington)
  • Adam Fuhrmann, 35 anos (Leesburg, , Virginia)
  • Cameron Jones, 35 (Savanna, Illinois)
  • Yuri Kubo, 40 anos (Columbus, Ohio)
  • Rebecca Lawler, 38 (Little Elm, Texas)
  • Anna Menon, 39 anos (Houston, Texas)
  • Dr. Imelda Muller, 34 anos (Copake Falls, Nova York)
  • Erin Overcash, 34 anos (Goshen, Kentucky)
  • Katherine Spies, 43 anos (San Diego, Califórnia)
Ler artigo completo