Novo veículo espacial quer fazer entregas com velocidade 20 vezes maior que a do som

há 2 dias 2
ANUNCIE AQUI

Uma nova espaçonave tem a missão ousada de alterar a noção atual de prazos para entrega de encomendas. O veículo Arc, desenvolvido pela empresa Inversion, tem o objetivo de ajudar as Forças Armadas dos EUA a entregar suprimentos essenciais. De que forma? A mais rápida possível: a proposta do Arc é levar cargas para qualquer lugar do mundo em menos de uma hora.

Leia mais notícias:

Article Photo

Article Photo

O anúncio do veículo, feito no dia 1º de outubro, chamou atenção tanto por prometer uma capacidade de transporte nunca vista antes quanto por visualizar um futuro que “milhares de espaçonaves Arc formem uma rede logística que proporcione alcance transformador, resiliência e dissuasão para os Estados Unidos e seus aliados”, segundo comunicado da Inversion.

Entregas sob demanda do cliente

As naves seriam projetadas para servir como um armazém orbital versátil e funcionar a partir de um sistema de entrega ultrarrápida. Para isso, elas formarão sistemas de constelações na órbita terrestre, adaptados às necessidades de cada cliente. Quando acionados, os veículos retornarão à Terra e farão pousos seguros com auxílio de paraquedas. Além disso, o processo é descrito como autônomo e a nave reutilizável.

“Com grande alcance lateral para cobrir longas distâncias durante a reentrada e alta manobrabilidade em todas as fases do voo”, descreve Justin Fiaschetti, CEO da Inversion, no comunicado.

Outra funcionalidade da nave Arc é sua capacidade de manobrar a mais de 20 vezes a velocidade do som, o que a torna um objeto adequado para testes hipersônicos, inclusive para novas tecnologias em desenvolvimento.

“À medida que os Estados Unidos tornam o teste de tecnologias hipersônicas uma prioridade nacional crítica, os atributos únicos da Arc permitem uma replicação mais precisa de trajetórias de ameaças da próxima geração”, diz a empresa.

A Arc é o segundo plano de testes em órbita da Inversion. Seu primeiro e anterior projeto, a espaçonave Ray, alcançou a órbita em janeiro de 2025 a bordo da missão Transporter 12 da SpaceX. Apesar de não ter reentrado na atmosfera terrestre conforme o planejado, a Inversion validou importantes parâmetros técnicos – de propulsão, painéis solares e separação – em órbita.

O sucesso de alguns resultados de Ray colaborou para a realização e inspirados preparativos para o primeiro voo da Arc, com previsão de acontecer em 2026.

“Já construímos uma unidade de desenvolvimento em escala real da estrutura principal, concluímos nosso primeiro perfil de emissão e realizamos dezenas de testes de queda para aperfeiçoar voos precisos. (...) Firmamos parceria com a NASA para desenvolver um sistema de proteção térmica de próxima geração, projetado para os ambientes de reentrada mais extremos. Cada marco aproxima o Arc da maturidade de voo – e o ritmo de progresso só está acelerando”, relata Austin Briggs, cofundador e diretor técnico da Inversion, em comunicado.

Ler artigo completo