Nestes esportes, ser canhoto é uma vantagem. Estudo investigou

há 2 semanas 2
ANUNCIE AQUI

Ser canhoto traz dificuldades em várias situações, seja na hora de usar tesouras ou abridores de latas. Estima-se que apenas 10% da população do planeta seja canhota, o que torna esse grupo uma minoria. Mas os canhotos têm vantagens em certos esportes, segundo aponta um novo estudo, publicado nesta quarta-feira (24) na revista científica Royal Society Open Science.

Leia mais notícias:

Article Photo

Article Photo

Analisando o comportamento de atletas de rankings mundiais no esgrima, tênis de mesa, tênis e badminton, os pesquisadores da Universidade de Trento, na Itália, e da Universidade Alemã de Esportes de Colônia notaram que mais de 1 em cada 10 esgrimistas e jogadores de tênis de mesa eram canhotos.

De modo geral, eles concluíram que há muito mais canhotos em esportes de combate e naqueles interativos com bolas. Os cientistas conseguiram verificar isso coletando dados de desempenho de atletas de elite dentro das três disciplinas de esgrima (espada, florete e sabre), assim como nos três esportes com raquete: tênis, tênis de mesa e badminton.

Zero à esquerda? Não é bem assim

Em cada modalidade, foram coletadas listas dos 300 melhores atletas femininos e masculinos adultos de rankings mundiais datados entre os anos de 2004 e 2023. As informações sobre qual era a mão de preferência de cada atleta foram “obtidas de estudos anteriores, avaliadas em bancos de dados online ou determinadas com base em pesquisas adicionais na web, como fotos ou vídeos mostrando um atleta em ação”, descrevem os pesquisadores no estudo.

A partir disso, análises estatísticas foram usadas para classificar os jogadores nos rankings e para calcular a proporção média de canhotos dentro dos grupos.

Grande parte das proporções resultantes do estudo mostraram estar acima da estimativa da população em geral. Paras atletas femininas, todas as modalidades de esgrima e tênis de mesa excederam a razão geral de 1 canhota em cada 10 pessoas, sendo as exceções apenas o tênis e o badminton, com proporções médias similar e menor em comparação com a população geral, respectivamente.

 @davijeans/Flickr Um caso curioso é o do tenista multi campeão Rafael Nadal, que compete utilizando a mão esquerda, mesmo que seja destro para a maioria das atividades do dia a dia como escrever — Foto: @davijeans/Flickr

Já nos atletas masculinos, a proporção média de canhotos foi maior nas categorias tênis de mesa e de esgrima com espada e florete. Em tênis, badminton e esgrima com sabre, os canhotos não conseguiram exceder a estimativa geral.

A explicação oferecida pelos pesquisadores para a prevalência dos canhotos é que os atletas não estão acostumados a competir contra canhotos, o que afetaria positivamente o desempenho do grupo.

Outro dado interessante dentro do estudo foi que os canhotos não apenas têm presença mais acentuada em vários esportes, mas que essa presença é ainda mais forte nos níveis mais altos de desempenho. Isso indica que a habilidade na mão esquerda pode se revelar um diferencial em certas modalidades.

Ler artigo completo