ANUNCIE AQUI
Augusto Nascimento revelou à revista Piauí, o novo diagnóstico recebido pelo pai, Milton Nascimento. O quadro se tornou evidente após uma viagem dos dois aos Estados Unidos. O cantor vem sendo acompanhado por especialistas no Brasil.
Augusto Nascimento revelou que seu pai, Milton Nascimento, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). À revista Piauí, em reportagem de João Batista Jr., nesta quinta-feira (2), ele explicou que a condição aflorou após uma viagem que os dois fizeram pelos Estados Unidos, quando notou a piora na capacidade cognitiva do cantor.
“Mas ele estava totalmente presente [na viagem], ainda que com as limitações de um homem de 82 anos com questões de saúde”, relatou Augusto. A DCL é o terceiro tipo mais comum de demência, resultado da degeneração e morte de células nervosas no cérebro, que se deterioram quando apresentam depósitos anormais de proteína alfa-sinucleína, chamados “corpos de Lewy”.
Os sintomas são parecidos com os do mal de Alzheimer e, no que diz respeito às questões motoras, ao Parkinson. Por esta razão, o diagnóstico anterior de Milton, recebido em 2022, era de Parkinson. “O andar arrastado, a boca enrijecida e os dedos fazendo repetições como se estivessem dedilhando são características dessas doenças”, explicou Weverton Siqueira, o médico do artista.
Mais especificamente, os pacientes manifestam alucinações visuais e auditivas, perdem a noção de profundidade e apresentam sinais de irritabilidade. “As demências nem sempre têm progressão gradativa e contínua. Pode ocorrer uma queda brusca e forte de cognição, o que é chamado de efeito escada”, afirmou Siqueira, acrescentando ser este o caso de Bituca.

Continua depois da Publicidade
O médico também descreveu a interação com o músico depois de sua chegada ao Brasil. “Estive com o Bituca na semana em que ele voltou dos Estados Unidos. Ele me descreveu os passeios em detalhes, mas logo depois houve uma aceleração do quadro de forma muito rápida”, recordou.
Augusto, por sua vez, narrou episódios que se agravaram após o diagnóstico. Em um deles, quando estava em Teresina a trabalho, ele recebeu uma ligação de sua casa no Rio de Janeiro, dizendo que Milton não conseguia se levantar da cama nem comer. O filho ligou para amigos, que levaram o cantor ao hospital, e embarcou às pressas para retornar à cidade.

Continua depois da Publicidade
O artista estava com um quadro de desidratação, bastante comum nesse tipo de demência, e teve alta depois de tomar soro. Bituca tem sido atendido por clínico geral, neurologista e nutricionista, mas também dispõe da ajuda de enfermeiros durante 24 horas por dia. Apesar do quadro ser irreversível e progressivo, o acompanhamento pode ajudar a retardar o aparecimento de certos sintomas.
Atualmente, uma das maiores dificuldades é alimentar Milton. Nas últimas semanas, ele tem recebido menos visitas, visto que não estabelece diálogos e está alheio a tudo. As interações estão reduzidas a Augusto e Márcio Borges, parceiro de vida do cantor e de Clube da Esquina.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques