ANUNCIE AQUI
Melhores filmes de todos os tempos é a expressão usada por Oliver Stone ao elencar, para a revista Sight and Sound em 2022, as dez obras que considera essenciais na história do cinema.
O diretor de 78 anos, três vezes vencedor do Oscar por clássicos como “Platoon” e “Nascido em 4 de Julho”, reuniu produções que vão de 1935 a 2009 e atravessam gêneros, países e estilos, mantendo datas, números de estatuetas e créditos originais.
O topo da lista é ocupado por “Os Melhores Anos de Nossas Vidas” (1946), de William Wyler, vencedor de sete Oscars ao retratar a difícil reintegração de veteranos da Segunda Guerra. Na sequência, “Lawrence da Arábia” (1962), épico de David Lean também agraciado com sete estatuetas, destaca a liderança de T. E. Lawrence sobre tribos árabes durante a Primeira Guerra.
O humor mordaz de “Dr. Fantástico” (1963), de Stanley Kubrick, surge em terceiro, satirizando a Guerra Fria. Em quarto lugar, “1900” (1976), de Bernardo Bertolucci, acompanha cinco horas de transformações políticas na Itália, tendo Robert De Niro e Gérard Depardieu como protagonistas. A quinta posição fica com “Touro Indomável” (1980), obra de Martin Scorsese que rendeu a De Niro o Oscar de Melhor Ator ao viver o pugilista Jake LaMotta.
Stone reservou o sexto lugar para “O Grande Motim” (1935), drama naval de Frank Lloyd premiado como Melhor Filme. Logo atrás aparece “Sindicato de Ladrões” (1954), de Elia Kazan, responsável por oito Oscars e pela atuação icônica de Marlon Brando. “O Poderoso Chefão” (1972), de Francis Ford Coppola, ocupa o oitavo posto, reunindo poder, família e crime em três estatuetas, entre elas Melhor Filme.
Representando o século XXI, “Avatar” (2009), de James Cameron, é lembrado na nona posição como marco tecnológico e ganhador de três Oscars técnicos. Fechando a seleção, “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles, permanece referência em narrativa cinematográfica e levou o prêmio de Roteiro Original.
O ranking de Stone dialoga com a tradição da lista publicada pela Sight and Sound, revista britânica que compila votações de críticos e diretores a cada década e é considerada parâmetro global para avaliar a influência de um filme.
Quer saber mais curiosidades sobre clássicos do cinema? Visite nossa editoria de Cinema e Séries e continue acompanhando as novidades e bastidores da sétima arte.
Imagem: Reuters