Justiça dos EUA toma decisão sobre processo envolvendo Drake, Kendrick Lamar e o hit “Not Like Us” Justiça dos EUA toma decisão sobre processo em que Drake acusa Kendrick Lamar de difamação (Foto: Getty)

há 8 horas 2
ANUNCIE AQUI

A Justiça dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira (9) sobre o processo movido por Drake contra a Universal Music Group. O rapper acusou a gravadora de difamação por conta da letra de “Not Like Us”, música de Kendrick Lamar que cita suas polêmicas.

Nesta quinta-feira (9), a Justiça dos Estados Unidos tomou uma decisão em relação ao processo movido por Drake contra sua gravadora, a Universal Music Group. O rapper canadense alegou ter sido difamado na letra de “Not Like Us”, hit de Kendrick Lamar. A faixa faz uma crítica ao músico em meio as desavenças que os dois tiveram no ano passado.

Na ação, Drake usa o argumento de que a letra o acusa de pedofilia e que a empresa teria inflado os dados de audiência do hit. A Universal, por sua vez, emitiu uma declaração após a segunda petição de Drake, em novembro de 2024. A empresa classificou as alegações como “ofensivas e falsas” e ressaltou sua ética na promoção de seus artistas.

Empregamos as mais altas práticas éticas em nossas campanhas de marketing e promoção. Nenhuma quantidade de argumentos legais forjados e absurdos nesta submissão pré-processual pode mascarar o fato de que os fãs escolhem a música que desejam ouvir”, afirmou.

A empresa também pontuou que “insultos hiperbólicos” e “alegações mordazes” são comuns em diss tracks — canções cujo propósito é insultar uma ou mais pessoas de forma desbocada e quase sempre explícita.

A juíza Jeannette Vargas, responsável pelo caso, classificou as alegações de Drake como “não acionáveis”. Ela argumentou que diss tracks não devem ser confundidas com “fatos sóbrios”. A juíza também afirmou que o caso surge “da batalha de rap mais infame da história do gênero”. Com isso, o processo foi encerrado.

“Embora a acusação de que o autor é um pedófilo seja certamente séria, o contexto mais amplo de uma acalorada batalha de rap, com linguagem incendiária e acusações ofensivas lançadas por ambos os participantes, não levaria o ouvinte razoável a acreditar que ‘Not Like Us’ transmite fatos verificáveis ​​sobre o autor”, afirmou a magistrada.

Continua depois da Publicidade

Rivalidade

A briga entre Drake e Kendrick Lamar já dura anos, mas se intensificou em 2023, quando Lamar foi citado em uma música como um dos “três grandes” rappers da sua geração, ao lado de Drake e J. Cole. O verso não agradou Lamar, que respondeu, em outra faixa, cantando: “grande sou apenas eu“. Desde então, a troca de farpas ficou cada vez maior, com ambos lançando diss tracks — raps direcionadas um ao outro, nos quais se insultaram publicamente.

Kendrick ao lado da mulher e os filhos no clipe de ‘Not Like Us’. (Foto: Reprodução / Youtube)

Continua depois da Publicidade

Enquanto Kendrick afirmou, nas canções, que Drake não assume a paternidade de uma suposta filha e é pedófilo, o canadense disse que Lamar trai e bate na noiva.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo