ANUNCIE AQUI
A norte-americana Jordan Wilson, 29, reapareceu nas redes sociais ao mostrar o resultado da reconstrução do rosto após ser atacada por um cachorro em Tampa, nos EUA. Ela passou por 16 cirurgias desde 2022 e segue em tratamento para finalizar o novo nariz.
A norte-americana Jordan Wilson, de 29 anos, teve o nariz arrancado por um cachorro há três anos. Após 16 cirurgias, ela voltou às redes sociais para mostrar o resultado da reconstrução de seu rosto — incluindo o novo nariz.
Jordan foi atacada por um Boerboel de uma amiga da família, em abril de 2022. Segundo ela, o animal “saltou” em direção ao seu rosto, abocanhou o nariz e não soltou mais. O ferimento foi devastador: além de arrancar completamente o nariz, a jovem acredita que o cão chegou a engolir o pedaço.
O ataque aconteceu enquanto Jordan visitava o cunhado e a namorada dele, dona do cachorro, em Tampa, na Flórida (EUA). “Tínhamos acabado de voltar do jantar e estávamos todos sentados no chão”, lembrou. Ela contou que desmaiou no momento da mordida e só soube dos detalhes pelo namorado, que relatou que o cão se aproximou como se fosse lamber seu rosto, mas subitamente avançou.
“Digo que não foi super agressivo, porque esse cachorro poderia ter me matado. Se ele tivesse continuado a me morder, eu estaria morta. Tudo o que fez foi agarrar meu nariz e, por ser tão grande e forte, conseguiu causar todo aquele dano. Ele arrancou completamente meu nariz e, pelo que disseram, ele provavelmente engoliu. Minha bochecha direita também ficou muito ferida, e havia muito sangue”, declarou.
Jordan teve o nariz arrancado após ataque de um cachorro da raça Boerboel. (Foto: Unsplash)Jordan foi socorrida às pressas. No hospital, médicos limparam a ferida e avaliaram as possibilidades de reconstrução. Ela recebeu expansores de tecido na testa, que criaram duas saliências temporárias para permitir o enxerto de pele usado na reconstrução do nariz.
Durante a recuperação, Jordan enfrentou fortes dores — tanto do ataque, quanto das cirurgias seguintes. Ao The Sun, ela revelou ter passado por 16 procedimentos ao longo de três anos, incluindo reconstrução nasal com pele da testa, o que a deixou por um período sem sentir a região ao tocá-la.
Continua depois da Publicidade
Ela também precisou usar expansores de pele, passar por um retalho frontal e diversas rinoplastias para refinar o formato do nariz. No início, ao tocar o nariz, ela sentia a testa, já que os nervos ainda estavam conectados.
A jovem admitiu que passou meses sem conseguir se olhar no espelho, profundamente abalada com a própria imagem. “Eu não me olhei no espelho até depois da segunda cirurgia, quando fizeram o enxerto de pele e colocaram o primeiro expansor de tecido”, lembrou.
Jordan passou por 16 cirurgias após o ataque. (Foto: Arquivo Pessoal)Na última segunda-feira (17), Jordan contou que suas vias nasais funcionam normalmente, embora não consiga cutucar o nariz por causa da cartilagem rígida e das narinas estreitas. “Agora, tenho mais umas três cirurgias pela frente — principalmente para continuar refinando e moldando meu nariz — até eu realmente ficar satisfeita com o resultado”, revelou.
Apesar dos avanços, ela admitiu que ainda sente dificuldade para aparecer em público. “Já se passaram três anos e meio que um cachorro arrancou meu nariz e eu acho que eu nunca mais vou me sentir a mesma. Esse ano ainda tive muita dificuldade de sair em público, pensando que as pessoas se perguntavam por que eu tinha essa aparência”, confessou.
Continua depois da Publicidade
Nas redes sociais, Jordan recebe muitas perguntas sobre o destino do cachorro. Segundo ela, o animal não foi sacrificado e ela não acredita que deva ser morto apenas porque mordeu uma pessoa.
“Tenho sentimentos mistos sobre o fato de o cachorro ainda estar vivo. Não acho necessariamente que um cachorro que morde uma pessoa uma vez deva ser sacrificado. Mas também acho que… não foi a primeira vez que ele mordeu alguém. E também não foi um ataque agressivo no sentido contínuo. Ele simplesmente se inclinou, avançou no meu nariz e foi isso — não continuou a atacar”, explicou.
A jovem foi atacada pelo cachorro da cunhada, em abril de 2022. (Foto: Arquivo Pessoal)Continua depois da Publicidade
A jovem também contou que seu cunhado cobre o seguro de saúde que financia as cirurgias. Hoje, ela diz ter uma nova visão sobre autoestima: “Eu odiava meu nariz, mas agora eu tenho uma visão muito diferente da vida, beleza e vaidade como um todo. Há tantas outras coisas na vida que são muito mais importantes do que essas coisas externas”.
Jordan concluiu dizendo que continua amando animais, mas passou a se preservar: “Agora sou muito mais cauteloso perto deles, sabendo o quão vulneráveis realmente somos. Quando meus filhos estão perto de cachorros, eu me sinto ainda mais protetora e ansiosa do que quando estou sozinha”. Assista:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

há 14 horas
1








Portuguese (BR) ·