ANUNCIE AQUI
O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, publicou há poucos minutos no blog da empresa um longo artigo explicando a interrupção dos serviços da empresa em todos os seus pontos de acesso no mundo. Segundo ele, o problema “foi desencadeado por uma alteração nas permissões de um dos nossos sistemas de banco de dados, o que fez com que o banco de dados gerasse múltiplas entradas em um ‘arquivo de recursos’ usado pelo nosso sistema de gerenciamento de bots”. Segundo Prince, esse arquivo de recursos dobrou de tamanho e foi então propagado para todas as máquinas que compõem a rede.
Segundo ele, “o software em execução nessas máquinas para rotear o tráfego em nossa rede lê esse arquivo de recursos para manter nosso sistema de gerenciamento de bots atualizado com as ameaças em constante evolução. O software tinha um limite de tamanho para o arquivo de recursos, que era inferior ao dobro do tamanho permitido. Isso causou a falha do software”.
Mesmo assim, os especialistas imaginaram que a queda da rede podia ter sido ocasionada por um ataque de negação de serviço: “Após suspeitarmos erroneamente que os sintomas observados eram causados por um ataque DDoS de grande escala, identificamos corretamente o problema principal e conseguimos interromper a propagação do arquivo de recursos, que era maior do que o esperado, e substituí-lo por uma versão anterior. O tráfego principal estava fluindo normalmente por volta das 14h30. Trabalhamos nas horas seguintes para mitigar o aumento da carga em várias partes da nossa rede, à medida que o tráfego voltava a ficar online. Às 17h06 {em Nova York}, todos os sistemas da Cloudflare estavam funcionando normalmente (…)”
O artigo é finalizado com a informação de que “(…) os erros persistiram até que a causa raiz fosse identificada e resolvida a partir das 14h30. Resolvemos o problema interrompendo a geração e propagação do arquivo de recursos com defeito e inserindo manualmente um arquivo funcional na fila de distribuição de arquivos de recursos. Em seguida, forçamos a reinicialização do nosso proxy principal”.
O artigo completo está em https://blog.cloudflare.com/18-november-2025-outage/

há 1 semana
11








Portuguese (BR) ·