Incêndio que atingiu taverna do século 19 nos EUA revelou 4,5 mil itens antigos

há 1 semana 8
ANUNCIE AQUI

Um incêndio que devastou, em dezembro de 2024, a centenária Taverna Overfield, primeiro edifício construído em Troy, em Ohio, nos Estados Unidos, abriu caminho para uma descoberta arqueológica. Desde então, especialistas e voluntários têm escavado o local do museu, fechado após a tragédia, e encontrado milhares de artefatos que ajudam a reconstruir a vida cotidiana no início do século 19 no estado americano.

A antiga taverna, fundada em 1808 por Benjamin e Margaret Overfield, era um ponto de encontro essencial da comunidade local. No térreo, serviam-se refeições e bebidas; no andar superior, aconteciam fóruns públicos, leilões e reuniões políticas.

Esse local foi restaurado em 1948 e transformado em museu nas décadas seguintes. Entretanto, o prédio acabou destruído pelas chamas, mas o incêndio também revelou o que estava escondido sob o piso e no terreno ao redor.

Com apoio da Ohio Valley Archaeology, Inc. (OVAI), arqueólogos passaram dez dias, em outubro de 2025, examinando a área. O trabalho resultou na recuperação de cerca de 4,5 mil objetos antigos, segundo estimativa de M. Chris Manning, diretor executivo do Museu da Taverna Overfield. Entre os achados, estão fragmentos de louça pintada à mão, joias, botões, uma pederneira, uma rolha de garrafa, peças de cerâmica e uma conta de vidro transparente.

Algumas descobertas chamam atenção pela raridade: moedas americanas antigas, incluindo uma moeda de 1 centavo de 1846 e uma peça de 50 centavos cunhada em 1817.

“A moeda de 1817 foi encontrada sob o piso da taverna, e pode ter sido usada para comprar uma bebida ou refeição quando o local estava em funcionamento”, disse M. Chris Manning , diretor executivo do Museu da Taverna Overfield, à Popular Science.

 Museu da Taberna Overfield Uma moeda de 50 centavos de dólar de 1817 (à esquerda) e uma moeda de 1 centavo com a efígie da Liberdade de 1846 (à direita) são apenas dois dos inúmeros objetos descobertos — Foto: Museu da Taberna Overfield

“Eu estimo que o número de artefatos recuperados seja em torno de 4.500”, disse Manning à Fox News. “Só saberemos ao certo quando os arqueólogos concluírem a análise laboratorial".

A equipe também identificou grandes quantidades de ossos de animais, principalmente de porco e peixe, que indicam hábitos alimentares dos primeiros moradores. Parte desses restos provavelmente está ligada aos 78 porcos registrados como propriedade dos Overfield em 1810, de acordo com a página do museu no Facebook.

As escavações revelaram ainda estruturas subterrâneas. Após rastrear o quintal com radar de penetração no solo, os pesquisadores encontraram uma fundação de calcário com quase dois metros de profundidade, pavimentada com tijolos. A construção pode ter sido uma casa de gelo ou adega, segundo os arqueólogos.

 Museu da Taberna Overfield Em 1810, os Overfields possuíam 78 porcos, alguns dos quais foram abatidos no local — Foto: Museu da Taberna Overfield

Esses objetos recuperados abrangem diferentes períodos históricos. Embora muitos pertençam à fase inicial da taverna, outros datam do fim do século 20 e alguns são bem mais antigos, como fragmentos de pontas de flecha pré-históricas.

Todo o material será levado ao laboratório da OVAI, em Columbus, onde passará por análise detalhada antes da elaboração de um relatório final. Parte dos achados deve ganhar espaço na futura exposição do museu, que tem previsão de reabertura para o fim de 2027.

Apesar das perdas causadas pelo incêndio, a equipe vê no trabalho arqueológico uma oportunidade única. “Estamos entusiasmados com o futuro e com a chance de contar a história do ponto de encontro original de Troy ainda melhor do que antes”, afirma Manning, à Popular Science.

Ler artigo completo