Fumar maconha e cigarro ao mesmo tempo altera o cérebro de forma particular

há 12 horas 1
ANUNCIE AQUI

Fumar maconha e tabaco ao mesmo tempo causa alterações químicas no cérebro humano, especificamente em uma enzima responsável por regular a anandamida conhecida como “molécula da felicidade”. E essas mudanças são diferentes das que acontecem quando há apenas consumo de nicotina.

A descoberta – liderada por pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá – foi publicada na revista científica Drug and Alcohol Dependence Reports em setembro, e traz novas pistas sobre os impactos neurobiológicos do uso concomitante das substâncias.

Article Photo

Article Photo

Química da felicidade em risco

O estudo usou tomografias cerebrais por emissão de pósitrons (chamadas de PET) para investigar os níveis da enzima FAAH em 13 jovens adultos. Oito voluntários fumavam apenas cannabis, enquanto cinco também fumavam tabaco diariamente. Os resultados mostraram que os usuários de ambas as substâncias apresentavam níveis mais elevados de FAAH – enzima que decompõe a “molécula da felicidade”, a anandamida.

Mais FAAH no cérebro significa menos anandamida disponível. E essa redução já foi associada anteriormente a sintomas como ansiedade, depressão e maior dificuldade de parar de usar cannabis.

“O que nos surpreendeu foi a intensidade do efeito e a diferença entre aqueles que usaram apenas cannabis e aqueles que usaram tabaco e cannabis”, explicou Romina Mizrahi, da Universidade McGill, em comunicado.

 Pexels Exames de imagem mostraram níveis elevados de uma enzima que reduz a “molécula da felicidade”, a anandamida — Foto: Pexels

A quantidade de cannabis consumida pelos participantes girava em torno de um grama por dia. Já o número de cigarros variava de um a doze. Não houve grupo de comparação com uso exclusivo de tabaco, o que leva os cientistas a considerarem a hipótese de que a nicotina, sozinha, possa ser responsável por parte das alterações. Ainda assim, os autores destacam que os dados sugerem que há algo mais em jogo quando as duas substâncias são usadas em conjunto.

Apesar das diferenças nos resultados cerebrais, o uso de cannabis e tabaco é mais comum do que se imagina. Segundo os pesquisadores, cerca de 80% das pessoas que consomem cannabis também fumam tabaco. No Canadá, onde a pesquisa foi realizada, uma em cada 20 pessoas relatou uso de cannabis no último ano. Entre os usuários frequentes, esse número sobe para uma em cada três.

O padrão se repete em outros países. Dados recentes apontam que cerca de 25% da população nos Estados Unidos e no Canadá usaram cannabis ao menos uma vez no ano de 2024.

As razões para o alto índice de co-uso incluem fatores genéticos, de personalidade e ambientais. Além disso, ambas as substâncias costumam ser consumidas da mesma forma, o que facilita a associação entre elas.

Em comunicado, Rachel Rabin, pesquisadora da Universidade McGill, afirmou se tratar “da primeira evidência em humanos de um mecanismo molecular que pode explicar por que pessoas que usam cannabis e tabaco apresentam resultados piores”.

 PxHere Pessoas que usam cannabis e tabaco relatam mais sintomas de depressão e ansiedade e têm mais dificuldade para parar — Foto: PxHere

Efeitos da flexibilização

O aumento no consumo de cannabis, especialmente em contextos onde houve flexibilização das leis, como no Canadá e em alguns estados norte-americanos, tem despertado preocupações sobre os efeitos do uso frequente na saúde mental, sobretudo entre adolescentes e jovens adultos. Sintomas de depressão, ansiedade e maior dificuldade para parar de usar cannabis são mais comuns entre pessoas que também fumam tabaco.

Com os primeiros resultados em mãos, os pesquisadores agora pretendem expandir o estudo. Novos grupos estão sendo recrutados – incluindo fumantes de cigarro e usuários de vapes – para investigar se as mesmas alterações cerebrais observadas em usuários de cannabis ocorrem apenas com o uso da nicotina.

De acordo com os cientistas, a pesquisa poderá servir de base para o desenvolvimento de medicamentos voltados ao tratamento do transtorno por uso de cannabis, especialmente em pessoas que também consomem nicotina.

Ler artigo completo