Foca salta para barco de fotógrafa e escapa de orcas em perseguição dramática

há 1 semana 6
ANUNCIE AQUI

Uma foca-comum protagonizou uma fuga digna de filme ao escapar de um grupo de orcas, ao saltar para dentro do barco de uma fotógrafa de vida selvagem próximo à Ilha Camano, no estado de Washington, nos Estados Unidos. O momento, registrado em uma série de vídeos e publicado no Instagram, ganhou repercussão internacional.

A fotógrafa Charvet Drucker estava em um passeio de observação de baleias no início de novembro quando percebeu que algo incomum estava acontecendo na água. Segundo ela relatou à BBC, as orcas exibiam sinais de caça, como “balanços de cauda, movimentos bruscos e deslocamentos coordenados”. Pouco depois, a foca emergiu e, numa tentativa desesperada de fugir dos predadores, pulou para dentro da embarcação.

“Ele está a bordo. Está tudo bem, fique aí, amigo”, diz Drucker em um dos vídeos. A foca ainda caiu na água na primeira tentativa, mas conseguiu retornar ao barco enquanto as orcas continuavam circulando a embarcação.

Veja a baixo o primeiro vídeo da série postada pela fotógrafa no Instagram:

Em outra gravação, três baleias nadam a poucos metros do casco, reforçando a tensão do momento. De acordo com Drucker, a perseguição durou entre 15 e 20 minutos. “As orcas decidiram que a foca não valia o esforço e seguiram para se reunir com o restante do grupo”, escreveu ela na legenda da quarta parte da série.

A foca, aparentemente exausta, chegou até a explorar a área interna da embarcação, acomodando-se no banco traseiro enquanto o barco seguia lentamente para uma região mais próxima da costa. No vídeo final, ela aparece calma enquanto a embarcação corta as águas, até finalmente voltar ao mar por conta própria, já longe das orcas.

Abaixo assista ao final da saga da foca dentro do barco: 

O caso destaca não apenas a complexidade do comportamento de caça das orcas, especialmente das chamadas “orcas de Bigg”, conhecidas por caçar mamíferos marinhos, mas também a imprevisibilidade dos encontros entre humanos e vida selvagem. As imagens acumulam milhares de visualizações e reforçam a importância da observação responsável e do respeito ao habitat natural desses animais.

Mais recente Próxima Estudo propõe novo princípio na biologia para explicar crescimento dos seres vivos
Ler artigo completo