Enem 2025: Estudante que antecipou questões em live fala pela 1ª vez e cita “coincidências”: “Não agi de má fé”; assista Foto: Reprodução/TV Globo/Freepik

há 1 dia 3
ANUNCIE AQUI

Edcley Teixeira, que antecipou em uma live perguntas da prova do Enem 2025, chamou de “coincidência” a similaridade entre as questões. Em entrevista a Renata Ceribelli, exibida pelo “Fantástico” deste domingo (23), o estudante de medicina disse que “não agiu de má fé”, mas admitiu ter pago alunos para memorizar perguntas de um pré-teste do Ministério da Educação (MEC).

O jovem de Sobral, no Ceará, é acusado de ter antecipado três questões que estavam nas provas do segundo dia de exame. Desde 2022, ele oferece cursos de preparação online para o exame do Enem. Questionado se sabia que as questões entrariam na prova, ele afirmou: “Não sabia. Eu acho que essas similaridades pontuais foram coincidências“.

Pré-testes

Segundo Edcley, as perguntas estavam no Prêmio CAPES Talento Universitário, promovido pelo MEC e do qual ele participou no ano passado. O jovem relatou que percebeu questões com padrão muito parecido com as que costumavam entrar no Enem. “Eu desconfiei que pudesse ser algum tipo de pré-teste“, contou.

Pré-testes são provas que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) cria para testar as perguntas que provavelmente entrarão no Enem. Eles são aplicados em estudantes do Ensino Médio com o objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos. “O que o pré-teste faz é dizer a dificuldade de cada questão. São testadas de 4 mil a 5 mil questões“, explicou Manuel Palacios, presidente do INEP.

INEP realiza pré-testes para incluir ou não questões no Enem. (Foto: Reprodução/TV Globo)

De acordo com o instituto, o concurso prestado por Edcley serve como “laboratório para validar perguntas que podem ou não cair no Enem”. Questionado se os alunos sabem que se trata de um material sigiloso, Palacios declarou: “Isso não é algo afirmado explicitamente. Há uma série de recursos de segurança que são utilizados para impedir que quem fez esse teste leve para casa um exemplar da prova, ou tenha condições de documentar a prova“.

Se eles avisassem: ‘É um pré-teste, você vai ter que assinar um termo de sigilo, você não pode divulgar pra ninguém’. A gente ficaria mais seguro com o processo“, salientou Edcley.

Continua depois da Publicidade

Candidatos pagos

No entanto, a repórter Luiza Tenente, do portal g1, descobriu que Edcley pagava candidatos para memorizar perguntas da prova da CAPES. Conforme Tenente, o estudante de medicina orientava os alunos em grupos de mensagens.

O que ele diz é: ‘Vão fazer essa prova da CAPES, até porque essa prova dá 5 mil reais de prêmio para as mil maiores notas. Mas vocês já me mandem um áudio com todas as questões que vocês se lembrarem. E quanto mais detalhes, maior pode ser o prêmio da questão. Eu começo em 10 reais, mas se você lembrar de muita, posso avaliar e dar um prêmio maior’“, detalhou.

Edcley, por sua vez, alegou ter pedido apenas neste ano. “Eu não vejo má fé, porque não existia nenhum termo de compromisso, termo de sigilo, nem no edital, nem na inscrição“, observou. A defesa do estudante também se manifestou. “Os candidatos não podem ser penalizados por algo que eles sequer foram informados“, disse o advogado Vinícius Freitas.

Mensagem de Edcley para os alunos revelada pelo “Fantástico”. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Para Edcley, essa forma de propaganda para seu curso foi “infeliz”. “É uma forma de publicidade que hoje eu considero infeliz. Era simplesmente uma forma para chamar atenção para o meu curso“, salientou.

Na manhã deste domingo (23), agentes da Polícia Federal cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de Edcley. Eles apreenderam aparelhos eletrônicos, como computador e celular, além de documentos que possam auxiliar nas investigações.

Continua depois da Publicidade

Banco Nacional de Itens

Para especialistas em educação, um dos problemas está no Banco Nacional de Itens, onde o INEP guarda questões que podem cair em exames como o Enem. “Seria muito mais simples se o Enem tivesse um grande banco de itens, porque se tivesse tido um investimento elevado para construir um banco de itens bem robusto, com 100 mil itens, você não precisaria fazer esse pré-teste todo ano“, afirmou a ex-presidente do instituto, Maria Helena Castro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também confirmou que o Enem deste ano não será anulado. “Há uma preocupação muito grande para garantir a lisura do processo. Eu quero tranquilizar a todos que fizeram o exame que o Enem continua, os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado sai no início de 2026. O Enem é um patrimônio do Brasil“, concluiu.

Assista à reportagem:

Fantástico entrevista o universitário que revelou questões do Enem 2025 parte 1 pic.twitter.com/OpLnoisqp0

— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 23, 2025

Fantástico entrevista o universitário que revelou questões do Enem 2025 parte 2 pic.twitter.com/nJpOKfIG1D

— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 23, 2025

Fantástico entrevista o universitário que revelou questões do Enem 2025 parte 3 pic.twitter.com/w6Ydbh32nB

— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 23, 2025

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo