ANUNCIE AQUI
Embora a dieta vegana não seja composta apenas de alimentos saudáveis, ela aumenta o consumo de ingredientes de origem vegetal — e, por isso, tende a promover maior perda de peso do que a dieta mediterrânea, também popular entre quem busca emagrecer. É o que mostra um estudo publicado no último dia 18 de novembro na revista científica Frontiers in Nutrition.
“Nossa pesquisa mostra que mesmo quando uma dieta vegana com baixo teor de gordura inclui os chamados alimentos de origem vegetal não saudáveis — conforme definidos pelo índice de dieta à base de plantas — como grãos refinados e batatas, ela é melhor do que a dieta mediterrânea para a perda de peso, porque evita produtos de origem animal e óleos adicionados”, afirma em comunicado Hana Kahleova, diretora de pesquisa clínica do Comitê de Médicos para a Medicina Responsável e autora do estudo.
Enquanto a dieta vegana exclui todos os produtos de origem animal, como carnes, peixes, aves, laticínios e ovos, aumentando o consumo de produtos de origem vegetal, a mediterrânea prioriza alimentos frescos e nutricionalmente ricos, como frutas, vegetais, grãos integrais e peixes.
Para comparar as duas dietas, os pesquisadores do Comitê de Médicos para a Medicina Responsável partiram de outra análise que selecionou aleatoriamente 62 adultos com sobrepeso para seguirem a dieta vegana com baixo teor de gordura e a mediterrânea tradicional.
Os participantes então retornaram às suas dietas iniciais por quatro semanas antes de aderirem à dieta oposta por mais 16 semanas. Assim, os pesquisadores notaram que o veganismo é mais eficaz no emagrecimento e apresenta melhores resultados em composição corporal, sensibilidade à insulina e níveis de colesterol.
PDI saudável X não saudável
Como parte da nova pesquisa, os registros alimentares dos participantes foram analisados conforme o índice de dieta à base de plantas (PDI). Esse índice define como "saudáveis" alimentos à base de plantas como frutas, verduras, grãos integrais, nozes, leguminosas, óleos, café e chá. Já os "não saudáveis" seriam suco de frutas, bebidas açucaradas, grãos refinados, batatas e doces.
O PDI aumentou nos participantes com o consumo geral de mais alimentos de origem vegetal. Um PDI saudável (classificado pela sigla em inglês "hPDI" para healthful PDI) foi mais elevado com o consumo de mais alimentos vegetais "saudáveis" e menos alimentos vegetais "não saudáveis".
Ambas as dietas apresentaram um PDI saudável (hPDI), que não esteve associado à perda de peso. Mas o índice PDI aumentou significativamente na dieta vegana e não se alterou na dieta mediterrânea, representando maior emagrecimento na alimentação vegana. Já o PDI não saudável (uPDI, unhealthful PDI) aumentou com o consumo de alimentos veganos e diminuiu na dieta mediterrânea.
Com isso, os resultados sugerem que substituir produtos de origem animal por alimentos de origem vegetal e reduzir o consumo de óleos e nozes podem ser estratégias eficazes para a perda de peso. "A substituição de alimentos de origem animal por alimentos de origem vegetal foi associada à perda de peso, mesmo no contexto de alimentos considerados “não saudáveis” pelo Índice de Dependência de Alimentos (PDI)", concluíram os pesquisadores no estudo.

há 1 mês
15
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/P/4/L9oqJYQ1WxbKH1D4bXAg/dog-lhasa-apso-canine-animal-f3bcef251903c0573ca46b1204966b0f.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/L/d/pRFxE8QMm7aBqqQhrXDA/mit-water-shaker01-press-0.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/F/w/IbiAtrToW8mp5wiRBeww/handler.png)





Portuguese (BR) ·