Cientista não atendeu ligação do Prêmio Nobel porque DDI era da Suécia

há 19 horas 2
ANUNCIE AQUI

Todos os anos, o anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel é amplamente divulgado pelo mundo. Mesmo assim, alguns ganhadores acabam por não receber a notícia – ou até mesmo não acreditar – de imediato.

Leia mais notícias:

Article Photo

Article Photo

Esse foi o caso de Mary E. Brunkow, uma das premiadas com o Nobel de medicina de 2025, que não atendeu o telefonema de Estocolmo por acreditar ser um spam.

Alô? Você ganhou o Nobel!

Ainda assim, apesar da premiação anual, não necessariamente são homenageadas as conquistas do ano vigente. Alguns vencedores chegam a aguardar por décadas uma ligação ou uma batida na porta de casa com o tão desejado anúncio. Isso faz com que muitos sejam pegos de surpresa.

Segundo informações da ABC News, cinco dos nove vencedores das categorias de ciências deste ano estavam nos Estados Unidos quando o resultado foi divulgado. Considerando a diferença de fuso de pelo menos seis horas entre Estocolmo e uma cidade nos EUA, muitos deles estavam dormindo no momento da ligação.

Por outro lado, dois ganhadores estavam no Japão, sete horas à frente de Estocolmo. Eles estavam acordados quando um número sueco os ligaram, sendo que um deles pensou que a ligação viesse de um telemarketing.

Procura-se vencedores do Nobel

 Divulgação/Niklas Elmehed, Nobel Prize Outreach Os vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foram os responsáveis por identificar as células T reguladoras, guardiãs do sistema imunológico. Os estudos desenvolvidos a partir das descobertas dos pesquisadores tem potencial de curar doenças autoimunes, desenvolver tratamentos mais eficazes contra o câncer e prevenir complicações após transplantes de células-tronco — Foto: Divulgação/Niklas Elmehed, Nobel Prize Outreach

O caso do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina deste ano foi inusitado, já que dois dos vencedores não conseguiram ser contatados antes do anúncio formal. Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi, foram responsáveis, há duas décadas, por descobrir estruturas essenciais para manter o sistema imunológico sob controle. As pesquisas se mostraram essenciais para compreender doenças autoimunes.

Após a recusa da ligação, Brunkow só foi novamente “perturbada” com o assunto às quatro da manhã do dia do anúncio do prêmio, quando uma fotógrafa da Associated Press bateu em sua porta na cidade de Seattle. Quem acordou com o barulho foi seu cachorro e marido, Ross Colquhoun. Ao ser acordada por Colquhoun com a notícia, a cientista disse: “Não seja ridículo”.

Ramsdell também não conseguiu ser contatado de primeira, já que, no mesmo dia, estava de férias no Parque Nacional de Yellowstone com sua esposa. Ele manteve o seu celular no modo avião durante toda a viagem, e acabou sabendo da conquista 12 horas após o anúncio oficial.

Ao recuperarem o sinal, sua esposa o avisou que notificações inundaram seu telefone comunicando que Ramsdell acabara de ganhar o Prêmio Nobel de medicina junto com Brunkow e Sakaguchi.

Ler artigo completo