Cabo Verde na Copa do Mundo de 2026: país que garantiu vaga inédita fala português e tem destaque contratado pelo Linkedin

há 4 dias 2
ANUNCIE AQUI
  • ESPN.com.br

13 de out, 2025, 14:59

Cabo Verde vai disputar a Copa do Mundo pela primeira vez! A seleção africana venceu Essuatíni por 3 a 0, nesta segunda-feira (13), e garantiu a vaga inédita para o torneio, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá em 2026. A classificação é um feito e tanto para o país, formado por um conjunto de ilhas na costa ocidental da África, com população menor do que 21 das 27 cidades que são capitais no Brasil.

Pouco mais de 500 mil pessoas vivem em Cabo Verde, um dos nove países do mundo que têm o português como idioma oficial. Foi por conta da língua, inclusive, que a seleção quase ficou sem um de seus destaques. Uma mensagem no LinkedIn, no entanto, mudou tudo.

Trata-se de Roberto Lopes, conhecido como Pico, zagueiro que veste a camisa 4. Ele nasceu em Dublin, na Irlanda, e é filho de um pai cabo-verdiano e uma mãe irlandesa. Na base, chegou a defender a seleção da Irlanda. Foi em 2019 que recebeu a mensagem que foi fundamental para um novo rumo. O texto era de um recrutador da seleção de Cabo Verde e o convidava para defender o país.

"Eu não falava português e usava o LinkedIn principalmente para a universidade. Ao ver a mensagem, achei que era spam. Por sorte me escreveram novamente, agora em inglês, e aí começou uma aventura incrível", contou, em uma entrevista.

"A experiência me abriu a mente, já me permitiu visitar lugares que nunca haveria conhecido, adentrar na cultura africana e aprender o idioma. Transformou minha carreira e minha vida pessoal", revelou.

Pico agora é um dos Tubarões Azuis, apelido dado para a seleção de Cabo Verde. Algumas coisas ajudam a explica a alcunha: a localização das ilhas, bem no Oceano Atlântico, e a cor do uniforme.

A campanha nas eliminatórias

A seleção de Cabo Verde fez história nas eliminatórias africanas. O país liderou o Grupo D, com 23 pontos, conquistados em sete vitórias, dois empates e uma derrota. A campanha deixou para trás Camarões, uma gigante do futebol no continente, e Angola, que já disputou Copa do Mundo.

O duelo mais marcante aconteceu em setembro, justamente contra Camarões, em que Cabo Verde venceu em casa por 1 a 0. Os torcedores não se aguentaram de felicidade e invadiram o gramado para comemorar. O gol histórico foi marcado por Dailon Livramento.

As seleções classificadas à Copa do Mundo:

  1. Canadá

  2. Estados Unidos

  3. México

  4. Argentina

  5. Irã

  6. Japão

  7. Nova Zelândia

  8. Jordânia

  9. Uzbequistão

  10. Coreia do Sul

  11. Austrália

  12. Brasil

  13. Equador

  14. Uruguai

  15. Colômbia

  16. Paraguai

  17. Marrocos

  18. Tunísia

  19. Egito

  20. Argélia

  21. Gana

  22. Cabo Verde

Ler artigo completo