ANUNCIE AQUI
A Anatel lançou em 10 de novembro, durante os dias temáticos de Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificial da COP30, novas iniciativas voltadas ao uso de tecnologias digitais na agenda climática global. O presidente da agência, Carlos Baigorri, participou de eventos oficiais da Ação Digital Verde (GDA) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), acompanhado pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

GDA Hub terá sede em Brasília
A principal entrega do setor de tecnologias (iniciativas) digitais da Anatel nesta edição da conferência é o GDA Hub, um polo internacional de cooperação que será instalado em Brasília. O objetivo do Hub é acelerar projetos voltados à mitigação de emissões, adaptação climática e uso de infraestrutura digital para monitoramento ambiental, alinhado ao conceito de “mutirão”, tema transversal definido pela presidência brasileira da COP30.
Entre as organizações internacionais que comporão o Hub estão Unitar, Grupo Banco Mundial, European Green Digital Coalition (EGDC), GIZ, Coalizão para a Sustentabilidade Ambiental Digital (Codes), GGGI e a própria UIT.
“Hospedar o GDA Hub no Brasil reforça nosso compromisso com o multilateralismo, a sustentabilidade e o avanço da Agenda de Ação da COP30 por meio de projetos concretos”, afirmou Baigorri, na mesa redonda de alto nível promovida pela UIT.
Instituto de IA para o Clima é lançado com apoio da Unesco
Outra iniciativa anunciada na COP30 é o Artificial Intelligence Climate Institute (AICI). O instituto foi proposto pelo Brasil e contará com apoio da Unesco e da UIT. O AICI ofertará programas de capacitação gratuitos, plataformas de aprendizagem e parcerias técnicas, com foco no uso de IA aplicada ao monitoramento climático.
Ainda em Belém, no pavilhão da UFPA e da Youth Climate Leaders (YCL), Siqueira Filho e Baigorri participaram do painel “IA como estratégia do Sul Global no Monitoramento dos Riscos Climáticos”, com pesquisadores da região e o reitor Gilmar Pereira da Silva.
Estudo da UIT destaca papel das TICs nas metas climáticas brasileiras
A Anatel também contribuiu para um estudo da UIT lançado em 12 de novembro, que analisou a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) apresentada pelo Brasil na COP29, em Baku.
O documento conclui que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas indispensáveis para o cumprimento das metas climáticas nacionais.
Entre os projetos mencionados estão:
- uso de Infraestruturas Digitais Públicas (DPIs) para transparência territorial;
- emprego de plataformas digitais para a Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB);
- monitoramento por satélites para controle de desmatamento;
- iniciativas como Norte Conectado e Defesa Civil Alerta, que combinam conectividade e serviços públicos digitais. (Com assessoria de imprensa)

há 1 semana
4








Portuguese (BR) ·