Adolescente faz mão robótica funcional usando LEGO; vídeo

há 1 semana 9
ANUNCIE AQUI

O jovem britânico Jared Lepora, de 16 anos, construiu uma mão robótica funcional usando apenas um kit de robótica da LEGO. O projétil foi apresentado na Conferência Internacional IEEE/RSJ sobre Robôs e Sistemas Inteligentes de 2025, ocorrido em Hangzhou, na China.

Article Photo

Article Photo

Mesmo ainda não estando na faculdade, Leporo também já participou como coautor de pesquisas acadêmicas. A mais recente foi publicada no arXiv no último mês de outubro e contou com a participação do pai do jovem, Nathan Lepora, professor da Universidade de Bristol.

O estudo destacou o uso do kit LEGO MINDSTORMS na construção de uma versão da SoftHand-A, uma mão robótica antropomórfica impressa em 3D.

“Meu objetivo era criar um projeto educacional que mostrasse mecanismos profissionais de uma forma simples e didática”, afirmou Leporo em entrevista a Popular Science.

Construindo uma mão robótica de LEGO

Com a ajuda de seu pai, que projeta mecanismos robóticos complexos, Leporo desenvolveu digitalmente uma mão com dois motores e quatro dedos com dois tendões em cada. Segundo ele, o maior desafio foi o roteamento dos tendões ao redor dos rolamentos rotativos nos dedos, o que permite que as articulações dobrem e que o dedo flexione ou estenda quando os tendões são puxados.

O resultado final foi uma mão antropomórfica capaz de agarrar de forma adaptativa uma ampla gama de objetos usando mecanismos simples. Confira no vídeo abaixo:

Os autores do artigo demonstraram contentamento com o resultado. Afinal, como é uma ferramenta que pode ser construída com peças de LEGO, ela tem o potencial de educar e inspirar crianças a aprender sobre as fronteiras da robótica moderna.

Diferente do projeto original da SoftHand-A impressa em 3D, as peças de LEGO não possuem molas. Testes de tempo de respostas, capacidade de carga, capacidade de empurrar e força de fechamento revelaram que a LEGO SoftHand-A, de fato, teve resultados inferiores quando comparados aos índices do projeto original, mas não de forma significativa.

“Minha geração [e as mais jovens] são o futuro da robótica, então é essencial que entendamos e nos interessemos por essa área. Construir uma mão robótica com as próprias mãos é uma ótima maneira de aprender sobre robótica”, disse Leporo.

Ler artigo completo