ANUNCIE AQUI
Projeto-piloto da EPTC busca reduzir velocidade e testar alternativas sustentáveis no trânsito.
- Por: Juliano Haesbaert / Porto Alegre 24 horas
Nesta sexta-feira (26), a EPTC instalou uma lombada ecológica tipo B na rua Rudi Schaly, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. O equipamento foi colocado no trecho entre as ruas Hermínio Leal de Albuquerque e Dra. Maria Augusta Generoso Estrela.

Foto: Imagem Ilustrativa / Julia Ferreira/ PMPA / Porto Alegre 24 horas
A estrutura mede 9 metros de extensão por 1,5 metro de largura e é produzida com materiais reciclados, como plástico e borracha, unindo sustentabilidade e segurança viária. Além da lombada, a via recebeu oito placas de sinalização e duas faixas de pedestres para reforçar a orientação aos motoristas.
O ponto foi definido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) devido ao caráter residencial da rua e à circulação frequente de pedestres, principalmente crianças e jovens. O local já registrava recorrentes situações de desrespeito aos limites de velocidade.
O teste vai verificar a durabilidade do material em tráfego diário e a eficácia do modelo para aplicação em ruas públicas e privadas. A iniciativa faz parte da Comissão de Lombadas Ecológicas, em vigor até janeiro de 2026. Reclamações e sugestões podem ser feitas pelo 156 ou aplicativo 156+POA.
PMPA.