ANUNCIE AQUI
De Euronews
Publicado a 17/10/2025 - 19:03 GMT+2
PUBLICIDADE
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe esta sexta-feira o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy para conversas na Casa Branca, tendo dado sinais de que pode não estar pronto para vender a Kiev o sistema de mísseis de longo alcance que os ucranianos dizem precisar desesperadamente.
A conversa cara-a-cara de Zelenskyy com o presidente dos EUA surge um dia depois de Trump e o presidente russo Vladimir Putin terem conversado numa "longa e produtiva" chamada telefónica sobre o conflito, culminando no anúncio de que se encontrariam na Hungria.
Nos últimos dias, Trump mostrou abertura para vender mísseis Tomahawk à Ucrânia, apesar de Putin ter advertido que tal ação deterioraria ainda mais a relação entre os EUA e a Rússia.
Mas após a chamada de quinta-feira com Putin, Trump pareceu minimizar as perspetivas da Ucrânia obter os mísseis, que têm um alcance de cerca de 1.600 quilómetros.
"Nós também precisamos dos Tomahawks", afirmou Trump. "Temos muitos deles, mas precisamos deles. Quero dizer que não podemos esgotar os recursos do nosso país."
Não foi ainda confirmado se irá haver uma conferência de imprensa conjunta após a reunião que deverá ter início às 18h15 (hora de Lisboa), mas tudo indica que não.
Após as conversas, Trump deverá deixar a Casa Branca às 20h (hora de Lisboa) e ir para a sua residência particular em Palm Beach, na Flórida.
Espera-se, contudo, que Zelenskyy fale aos jornalistas na Casa Branca também às 20h.