X-59 da NASA realiza primeiro voo experimental supersônico silencioso na Califórnia

há 13 horas 1
ANUNCIE AQUI

PALMDALE, Califórnia – O X-59, avião a jato supersônico e silencioso da Nasa, sobrevoou o deserto do sul da Califórnia nesta terça-feira, no primeiro voo de teste da aeronave experimental projetada para quebrar a barreira do som sem causar tanto barulho.

A aeronave, que mede pouco menos de 30 metros do nariz à cauda, decolou cerca de uma hora após o nascer do sol de uma pista na Planta 42 das instalações da Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, cerca de 100 quilômetros a norte de Los Angeles.

Depois de uma subida íngreme sobre campos de grama a leste da pista, o avião foi visto em uma trajetória para o norte, em direção à Base da Força Aérea em Edwards, a cerca de 20 quilômetros de distância, onde deveria pousar. Ele estava acompanhado por um avião de perseguição da Nasa.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

O X-59 parecia voar em velocidades subsônicas, como era esperado para seu voo de teste inicial.

Cerca de 200 trabalhadores do setor aeroespacial e suas famílias assistiram à decolagem de uma distância segura, posicionada ao longo de uma rodovia próxima.

Candis Roussel, porta-voz da Lockheed Martin, disse à Reuters em uma breve declaração por email que o “X-59 completou com sucesso seu primeiro voo esta manhã” e o saudou como um “marco significativo na aviação”. Ela disse que a empresa forneceria detalhes posteriormente.

Continua depois da publicidade

O X-59, uma aeronave experimental única, foi construído para atingir uma velocidade de cruzeiro de 1.490 km/h, ou Mach 1,4, a uma altitude de 16.764 metros (55.000 pés), mais do que o dobro da altura e cerca de 60% mais rápido do que os aviões de passageiros comuns.

O formato exclusivo do avião foi projetado para reduzir bastante o estrondo sônico explosivo normalmente produzido quando uma aeronave rompe a barreira do som, diminuindo o volume para um “baque sônico” abafado, não mais alto do que bater a porta de um carro.

O aperfeiçoamento dessa tecnologia de voo de baixo decibel poderia tornar as aeronaves supersônicas mais propícias ao serviço de aviação comercial, especialmente sobre áreas populosas.

O avião supersônico Concorde começou a fazer voos transatlânticos regulares com a British Airways e a Air France em 1976. Mas o avião foi aposentado em 2003 devido aos altos custos operacionais, limitação de assentos e baixo número de passageiros após um acidente fatal em julho de 2000 e os ataques de 11 de setembro de 2001.

Em materiais de imprensa publicados online no mês passado, a Nasa disse que o primeiro voo do X-59 seria um “loop de baixa altitude a cerca de 386 km/h para verificar a integração do sistema, dando início a uma fase de testes de voo focada na verificação da aeronavegabilidade e segurança da aeronave.”

Durante os voos de teste subsequentes, o X-59 viajará mais alto e mais rápido, eventualmente ultrapassando a velocidade do som — aproximadamente 1.225 km/h no nível do mar.

Ler artigo completo