Windows 11 vai dar mais autonomia a agentes de IA

há 1 semana 5
ANUNCIE AQUI

 Vitor Pádua/Tecnoblog) Windows 11 vai dar mais autonomia a agentes de IA (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

  • Windows 11 introduz recurso Agent Workspace, que permite que agentes de IA acessem pastas como Área de Trabalho e Downloads;
  • Cada agente de IA também passa a operar em um ambiente isolado, com restrições de segurança;
  • Por ora, recurso está disponível na compilação 26220.7262 do Windows 11 nos canais Dev e Beta do Windows Insider.

A Microsoft parece determinada a tornar o Windows 11 tão integrado com recursos de inteligência artificial quanto possível. O movimento mais recente a respeito envolve um recurso experimental que permite à IA acessar as pastas mais usadas pelo usuário no sistema operacional.

O tal recurso recebeu o nome de Agent Workspace ou, em tradução livre, Espaço de Trabalho do Agente. Por meio da novidade, agentes de IA podem acessar pastas como Área de Trabalho, Downloads, Músicas e Imagens. Além disso, cada agente de IA passa a ser executado dentro de seu próprio ambiente no Windows 11, de modo independente em relação aos outros.

Qual a necessidade de tudo disso? A proposta do Agent Workspace é permitir que um agente de IA realize tarefas no Windows usando uma sessão própria, sem ter que se passar por você. Assim, a IA pode executar ações em segundo plano enquanto você lida com outras atividades no computador.

O Agent Workspace do Windows 11 é seguro?

Na atual fase, o Agent Workspace aplica uma série de restrições, como limitar o tempo de ação de cada agente, criar um ambiente de execução isolado (um agente não pode acessar o espaço do outro), aplicar apenas permissões essenciais de acesso a arquivos, pastas ou softwares, e permitir que as atividades executadas sejam auditadas.

Mas a própria Microsoft alerta que o modelo de segurança do novo recurso ainda está sendo aprimorado. Isso significa que, mesmo com todos os cuidados já aplicados, a ativação da novidade pode trazer riscos de segurança ao computador.

Tela de ativação de agentes de IA no Windows 11 Recurso de IA vem desativado e precisa ser habilitado nas configurações do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

Também há o risco de alguns recursos não funcionarem corretamente. Por exemplo: o PC pode não entrar em modo de descanso se uma instância do Copilot Actions estiver ativa (o Copilot Actions funciona como um agente que automatiza tarefas para o usuário, basicamente).

É por isso que, nas instalações que já têm acesso à novidade, o Agent Workspace vem desativado por padrão, devendo ser habilitado manualmente nas configurações de IA do sistema. No momento, o recurso está disponível a partir da compilação 26220.7262 do Windows 11 nos canais Dev e Beta para o programa de testes Windows Insider.

Com informações de Windows Latest

Windows 11 vai dar mais autonomia a agentes de IA

Ler artigo completo