Wendel revela confusão após Botafogo ir da 'obsessão' à desistência e diz o que é preciso para tirá-lo do Zenit: 'Projeto que me convença'

há 2 meses 23
ANUNCIE AQUI
  • ESPN.com.br

11 de nov, 2025, 13:06

Botafogo, Zenit e Wendel protagonizaram uma das maiores novelas do futebol brasileiro em 2025. Depois de anunciar a contratação do volante brasileiro em janeiro, o clube comandado por John Textor desistiu da negociação após quatro meses.

Em maio, o Botafogo anunciou a desistência da transferência de Wendel por conta de sanções geopolíticas entre os Estados Unidos e a Rússia. Em nota, o Glorioso citou o cenário como ‘complexo e fora do controle de ambas as partes’.

Chegando ao final da atual temporada brasileira, o torcedor botafoguense pode ouvir Wendel falar novamente sobre a negociação. O meio-campista de 28 anos admite que ficou confuso com toda a situação.

“Eu tenho consciência de que é uma difícil negociação para qualquer clube brasileiro, pelos valores envolvidos. Foi uma longa negociação, o clube há muito tempo fazia contato com meu estafe e demonstrava quase uma obsessão em me contratar”, disse.

“Quando desistiram no último instante e deram essa justificativa, eu só posso mesmo acreditar, né? Não é possível que tenham mudado completamente de opinião em pouco tempo”, completou Wendel, em entrevista ao ge.

A desistência do Botafogo não passou apenas pela questão geopolítica. Em janeiro, o clube vendeu Luiz Henrique e comprou Artur do mesmo Zenit.

A ESPN apurou, à época, que a crise financeira da Eagle Football Clubb, uma das empresas da Eagle Football, grupo de Textor, teve peso na negociação frustrada. A transferência girava em 20 milhões de euros.

Wendel conta que já estava no Rio de Janeiro se preparando fisicamente para se apresentar ao Botafogo.

“Eu já tinha feito a mudança e (estava) me recondicionando fisicamente para estar 100% quando fosse me apresentar. A reação na hora foi de muita surpresa, porque o Botafogo tentava minha contratação há alguns anos. Quando finalmente conseguiram e estava tudo assinado, desistiram no último momento”, comentou.

Wendel tem contrato com o Zenit até o fim da temporada 2028/2029. O jogador revelado no Fluminense, com passagem de três temporadas no Sporting, de Portugal, está em seu sexto ano no futebol russo.

Para tirá-lo do Zenit, além de tentar se aproximar do valor que o clube russo tinha aceitado do Botafogo, um time brasileiro interessado na contratação de Wendel terá que o convencer com um projeto esportivo.

“O clube tinha acabado de ganhar o Brasileiro e a Libertadores, parecia manter um projeto ambicioso. Certamente isso ajudou a me convencer, pois estava feliz já aqui no Zenit. Gosto muito do Brasil, da minha cidade, mas tenho uma ótima vida aqui em São Petersburgo. Para sair daqui, tem que ser realmente um projeto que me convença”, finalizou.

Wendel soma duas assistências nos 13 jogos que disputou pelo Zenit na atual temporada europeia. Seu melhor desempenho no clube russo foi em 2022/23, quando fez nove gols e deu cinco assistências em 31 jogos.

Ler artigo completo