Visa testa pagamentos internacionais instantâneos com stablecoins

há 2 meses 16
ANUNCIE AQUI

LISBOA – A Visa anunciou nesta quarta-feira (12) um projeto-piloto que promete tornar os pagamentos internacionais quase instantâneos. A iniciativa permite que empresas enviem pagamentos em stablecoins, criptomoedas atreladas ao valor do dólar, diretamente para carteiras digitais dos destinatários – num primeiro momento, criadores de conteúdo e freelancers.

Apresentado durante o Web Summit, em Lisboa, o programa amplia o serviço Visa Direct, usado por companhias e plataformas para transferir valores a prestadores de serviço. A diferença é que, agora, o destinatário pode optar por receber o pagamento em stablecoins como a USDC, uma moeda digital que mantém o mesmo valor de um dólar.

Na prática, a tecnologia elimina etapas intermediárias do sistema bancário tradicional, permitindo que o dinheiro chegue ao usuário em minutos, mesmo em outros países ou fora do horário comercial.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

“Os repasses em stablecoins permitem que o acesso verdadeiramente universal ao dinheiro em minutos — e não em dias — fique disponível a todos, em qualquer lugar do mundo”, disse Chris Newkirk, presidente de soluções comerciais e de movimentação de dinheiro da Visa.

Chris Newkirk, presidente de soluções comerciais e de movimentação de dinheiro da Visa (Foto: Divulgação/Visa)

De acordo com pesquisa realizada pela empresa, 57% dos criadores de conteúdo no mundo apontam a rapidez no recebimento como o principal motivo para preferir meios de pagamento digitais.

Além da agilidade, a Visa destaca que a transparência: todas as transações ficam registradas na blockchain, uma tecnologia que funciona como um livro contábil público e permanente, permitindo rastrear cada operação.

Continua depois da publicidade

A novidade vem na mesma semana em que o Banco Central apresentou uma nova regulação que passa a tratar transações com stablecoins como parte do mercado de câmbio, trazendo dúvidas sobre a possível aplicação do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.

O piloto da Visa, que segue um teste iniciado em setembro, começa com parceiros selecionados nos Estados Unidos e deve ser ampliado a outros mercados no segundo semestre de 2026, conforme o avanço da demanda e da regulação. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil.

Ler artigo completo