ANUNCIE AQUI
Nicolás Maduro, líder da Venezuela, cantou a música Imagine, de John Lennon, em frente a um comício na Venezuela, em um novo apelo de paz aos EUA em um comício neste sábado.
O evento reuniu autoridades e apoiadores do governo do líder chavista. No palco, Maduro citou Lennon ao pedir “paz, paz, paz” e em seguida recordou o trecho “imaginem todas as pessoas”. Participantes fizeram o clássico gesto de paz com as mãos, enquanto a música tocava nos alto-falantes.
O gesto acontece em meio à tensões entre Venezuela e Estados Unidos, com uma intensificação das forças armadas americanas no Caribe nas últimas semanas.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Mais recentemente, os Estados Unidos abriram um novo capítulo na escalada militar contra o que a Casa Branca chama de “narcoterrorismo” na América Latina. O secretário de Defesa — agora tratado oficialmente pelo governo Trump como “secretário de Guerra” — Pete Hegseth anunciou a operação Lança do Sul (Southern Spear), que mobiliza o Comando Sul e uma força-tarefa destinada a atingir organizações envolvidas no tráfico internacional.
Mobilização militar
A operação ocorre após semanas de reforço no posicionamento militar americano. Os EUA já realizaram 20 ataques a embarcações suspeitas de tráfico, sobretudo no Caribe, deixando 80 mortos.
Pressão sobre a Venezuela
Trump voltou a acusar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de chefiar redes internacionais de narcotráfico, o que Maduro nega. Caracas respondeu anunciando uma mobilização militar nacional, alegando que Washington estaria “fabricando uma guerra” contra o país.
Continua depois da publicidade
A retórica inflamou rumores sobre um possível ataque terrestre, que Trump não descartou em entrevista recente à CBS: “Não vou dizer o que vou fazer com a Venezuela.”

há 1 semana
5







Portuguese (BR) ·