Vice-prefeita de Marituba é presa pela PF em operação que investiga desvio de R$ 200 milhões

há 1 dia 3
ANUNCIE AQUI

A vice-prefeita de Marituba, na região metropolitana de Belém, Bárbara Marques (MDB), foi presa nesta quinta-feira (9) pela Polícia Federal, suspeita de participar de um esquema de corrupção que desviou cerca de R$ 200 milhões de recursos públicos. A ação faz parte da segunda fase da Operação Expertise, que conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo a PF, o grupo é investigado por fraudes em licitações, desvios de verbas da saúde e da educação, lavagem de dinheiro e formação de empresas de fachada. Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do mandado de prisão preventiva da vice-prefeita.

A investigação identificou um dos suspeitos entregando dinheiro em espécie a um agente público dentro de um órgão da administração, o que, segundo a PF, reforça a existência de um esquema de corrupção já mapeado. Também foram detectadas licitações direcionadas, adesões irregulares a atas de registro de preços e contratos simulados, com saques em dinheiro logo após os repasses financeiros.

Na primeira fase da operação, em 2 de setembro, cinco pessoas foram presas e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A investigação aponta que os recursos desviados tinham origem em verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Durante as ações, a PF apreendeu dinheiro em espécie, joias, equipamentos eletrônicos e nove veículos, alguns de luxo.

Em nota, a Prefeitura de Marituba informou que “está colaborando integralmente com as investigações conduzidas pela Justiça e pelos órgãos competentes” e que “todas as medidas administrativas necessárias foram adotadas para garantir a transparência e contribuir com o pleno andamento das investigações”.

Ler artigo completo