Vale Tudo: veja lições de economia que podem ser aprendidas com Odete Roitman

há 3 horas 1
ANUNCIE AQUI

Odete Roitman morreu. Ou, pelo menos, é isso o que sabemos até agora em “Vale Tudo”. Mas durante seus dias de glória, a vilã por vezes opinou, com seu ponto de vista assustador, sobre questões econômicas no Brasil. Com a ajuda de especialistas, o EXTRA traduziu seus memes em lições de bem, que servem aos trabalhadores honestos e para melhorias no país.

Leia também: R$ 200 milhões: “Vale Tudo” vira a novela de maior faturamento da história da Globo

Celina estava sem liquidez, e você?

 Uma cena em que Odete informava à irmã que já sabia das dificuldades financeiras dela caiu nas graças do público por conta da expressão usada: “você não tem liquidez”. Celina pediu uma tradução, mas o que ela precisava mesmo era revertar a situação.

Continua depois da publicidade

— A Odete, com toda sua frieza de vilã, certamente entenderia de liquidez. Afinal, ter dinheiro disponível é ter poder de decisão. Mas, para nós, trabalhadores e famílias, liquidez significa segurança. É o dinheiro que podemos acessar rapidamente quando surge um imprevisto ou uma oportunidade — explica Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira.

Na Educação Financeira, uma reserva estratégica recomendada é equivalente a três a seis salários guardados. Esse valor é construído aos poucos e dá uma tranquilidade caso a pessoa enfrente uma demissão ou até queira aproveitar uma boa promoção.

Leia também: ‘Vale Tudo’: quando o produto vira parte da história

Imposto de Renda: o que é justo?

 Uma discussão sobre a justiça das alíquotas do Imposto de Renda para os mais pobres e para os mais ricos se desenrolou no Brasil nos últimos meses. E os personagens de “Vale Tudo” acabaram servindo de exemplo na internet. Em um meme, o deputado estadual Guilherme Cortez (Psol-SP) imaginou em quanto Raquel, Aldeíde, Odete e Marco Aurélio seriam impactados pela mordida do leão na vida real. E a comparação faz sentido, explica Jeferson Carvalho, professor de Finanças da Estácio:

— No Brasil, quando o tributo é cobrado, não se tem a preocupação de verificar a capacidade de pagamento do contribuinte. Por exemplo, o mesmo imposto é pago quando se abastece um carro de luxo ou popular. E quando consideramos o imposto de renda, a situação piora ainda mais. Observa-se que os possuidores de maior renda, com o benefícios das deduções e fontes de renda não tributáveis terminam pagando menos imposto, proporcionalmente, que a classe média.

Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, por 493 votos a zero. Mas rejeitou uma medida que aumentaria a taxação dos super ricos. O tema continua na boca do povo.

Continua depois da publicidade

Leia também: Seguro de vida cobre diagnóstico de câncer como o de Afonso Roitman?

Mão de obra barata tem raízes históricas

 Não é motivo para comemoração. Mas Odete estava certa quando evidenciou, em cena, as raízes da mão de obra barata no Brasil. O país se desenvolveu historicamente no litoral, buscando mercados globais, com uma estrutura produtiva massiva em mão de obra: em um primeiro momento, escrava, e depois, pessimamente remunerada.

— Nas últimas décadas, estamos melhorando a questão da renda do brasileiro, mas ainda é baixa — avalia o professor Jeferson Carvalho, apontando como mudar este cenário: — O foco em políticas de desenvolvimento interno podem ajudar a avançar no aumento da renda dos trabalhadores.

Continua depois da publicidade

Leia também: Quais seguros uma vilã 60+ e milionária como Odete Roitman compraria?

Imprevistos acontecem, meu bem

 Odete também lembrou à Celina que os imprevistos vêm do nada, porém o dinheiro não.

A vida real não é novela, mas tem seus dramas também, lembra Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira. Por isso, quem tem uma reserva financeira consegue passar por mais serenidade por uma doença na família, uma demissão, uma despesa emergencial.

Continua depois da publicidade

O ideal é guardar de três a seis meses do valor mensal que a família gasta. Mas isso pode ser feito pouco a pouco, mês a mês, com disciplina

— O importante é começar. Essa quantia deve ficar em aplicações de alta liquidez e baixo risco, como Tesouro Selic ou CDBs com resgate imediato.

Ler artigo completo