ANUNCIE AQUI
O foco dos mercados recai, nesta terça-feira (21), nos dados corporativos das empresas nacionais e internacionais. Hoje, no fechamento, a Vale (VALE3) divulga o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre deste ano (3T25). Os números da mineradora brasileira serão acompanhados de perto por investidores, que buscam sinais sobre demanda global por minério de ferro e eficiência operacional da companhia.
No front internacional, Netflix, Coca-Cola, L’Oréal, Nasdaq, General Motors e Mattel apresentam seus resultados financeiros do 3T25, oferecendo pistas sobre consumo, tecnologia, bens de consumo e indústria automotiva nos Estados Unidos e Europa.
No âmbito político, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça o julgamento dos sete réus do núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado. A sessão começa às 9h com o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo.
Entre os réus estão Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército, Ângelo Denicoli, major da reserva, Giancarlo Rodrigues, subtenente, Guilherme Almeida, tenente-coronel, Reginaldo Abreu, coronel do Exército, Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal, e Carlos César Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal. Depois do voto de Moraes, seguem Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
Nos Estados Unidos, o membro do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, faz dois discursos, às 10h e 16h30, enquanto os estoques de petróleo da semana, divulgados pela American Petroleum Institute (API), saem às 17h30.
Paralelamente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial iniciam a reunião anual de outono em Washington, que vai até 26 de outubro. O encontro reúne líderes políticos, ministros da área econômica, representantes de bancos centrais, instituições financeiras, acadêmicos e banqueiros para debater estabilidade econômica global, crises financeiras, pobreza e questões fiscais. Ao final, será publicado o Relatório de Estabilidade Financeira Global.
Continua depois da publicidade
As reuniões do FMI e do Banco Mundial acontecem duas vezes ao ano: na primavera, em abril, voltadas a políticas econômicas de curto prazo, e no outono, em outubro, com foco em acordos e projeções de longo prazo.
- Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp
Agenda
Às 10h00, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte para Johanesburgo, na África do Sul.
EUA
- 10h e 16h30 – Discurso de Waller, membro do Fed
- 17h30 – Estoques de petróleo (API) semanal
INTERNACIONAL
Lula e Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá se reunir com Donald Trump na próxima segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, antes da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A expectativa é de que o encontro marque o início de uma mudança na relação bilateral, com negociações comerciais e diálogo político mais estável. A visita de Lula ao Sudeste Asiático inclui compromissos em Jacarta e Malásia, e o tema das tarifas aplicadas pelos EUA ao Brasil deve ser central nas conversas.
Visita
Trump disse na segunda-feira (20) que visitará a China no início do próximo ano a convite de Pequim. “Fui convidado para ir à China e farei isso em algum momento do início do próximo ano. Já temos isso mais ou menos definido”, disse Trump aos repórteres na Casa Branca.
Soja
Em setembro, a China não importou soja dos Estados Unidos pela primeira vez desde novembro de 2018, enquanto aumentou as compras da América do Sul, principalmente Brasil e Argentina. O volume total importado chegou a 12,87 milhões de toneladas, o segundo maior já registrado, impulsionado por tarifas elevadas sobre produtos americanos. O presidente Donald Trump afirmou que quer retomar negociações comerciais com a China e estimular novas compras de soja.
Continua depois da publicidade
Votação
No Japão, o Parlamento vota nesta terça-feira (21) para escolher o substituto de Shigeru Ishiba como líder do Partido Liberal Democrata (LDP), com a favorita Sanae Takaichi podendo se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo. Ishiba renunciou em setembro após a coalizão governista não garantir maioria na Casa Alta nas eleições de julho.
Início de pena
Na França, o ex-presidente Nicolas Sarkozy inicia cumprimento de pena de cinco anos, a partir desta terça-feira (21), por financiamento ilegal de campanha ligado à eleição de 2007, tornando-se o primeiro ex-chefe de Estado francês preso desde a Segunda Guerra Mundial.
ECONOMIA
Chance para endividados
A partir de 1º de novembro, consumidores endividados poderão participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) até 30 de novembro. A iniciativa permite renegociar dívidas bancárias com parcelamento, descontos ou juros reduzidos em cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades em atraso. Mais de 160 instituições participam, com apoio do Banco Central (BC), Senacon e Procons, e a ação também inclui orientações de educação financeira.
Continua depois da publicidade
Preço da gasolina
A Petrobras anunciou na segunda-feira (20) que reduzirá em 4,9% o preço da gasolina em suas refinarias a partir de terça-feira, com valor médio passando a R$ 2,71 por litro. O diesel não terá alteração e o repasse ao consumidor final não foi estimado pela estatal. Desde dezembro de 2022, os cortes nas refinarias totalizam R$ 0,36 por litro, equivalentes a 22,4% considerando a inflação.
POLÍTICA
Almoço
O presidente Lula (PT) almoçou na segunda-feira (20) com ministros e líderes do governo no Palácio do Planalto para tratar da compensação da MP de aumento de impostos e da indicação de Jorge Messias ao STF (Supremo Tribunal Federal). Participaram Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação) e líderes no Congresso. A MP previa aumento da cobrança sobre casas de apostas, tema que enfrentou resistência do Legislativo, enquanto a indicação de Messias surgiu após a saída de Luís Roberto Barroso da corte.
Redução de atritos
Aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmam que ele pediu ao irmão Eduardo Bolsonaro para reduzir atritos com nomes da direita durante encontro em Washington neste fim de semana, segundo o jornal O Globo. A conversa ocorreu a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que continua influenciando decisões da família mesmo afastado das articulações diretas. Flávio tem atuado como mediador político, buscando priorizar unidade do grupo e recomposição de pontes com o Centrão, enquanto os irmãos também discutiram a aproximação recente entre Lula e Donald Trump.
Continua depois da publicidade
Eduardo Leite
Apesar do presidente do PSD, Gilberto Kassab, já ter manifestado apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma possível candidatura presidencial em 2026, o governador gaúcho Eduardo Leite, filiado este ano ao partido, defende que Tarcísio adote discurso mais ao centro, afastado do bolsonarismo. Leite elogia a trajetória de gestão de Tarcísio, mas minimiza manifestações públicas polêmicas e reforça a necessidade de independência em relação a Lula e Bolsonaro. O gaúcho também avalia, sem nenhuma base, que a recuperação de popularidade de Lula é limitada, e diz que Eduardo Bolsonaro mantém disposição de disputar a Presidência, embora em situação jurídica delicada.
(Com Agência Brasil, Reuters e Estadão Conteúdo)