Trump nega conflito de interesse em perdão a fundador da Binance: “Não o conheço”

há 2 meses 15
ANUNCIE AQUI

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou, neste domingo (2), qualquer relação pessoal ou conflito de interesse no perdão concedido a Changpeng Zhao (CZ), fundador da exchange de criptomoedas Binance. Em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS News, Trump afirmou que o caso de CZ foi “uma caça às bruxas de Biden” e rejeitou acusações de favorecimento a empresas associadas à sua família.

“Não o conheço. Nunca o encontrei”, falou Trump, que negou favorecimento por conta de negócios existentes entre seus filhos e a corretora. “Isso não teve nada a ver com meus filhos, nem com meus negócios.”

O presidente defendeu a decisão afirmando que “o caso dele (CZ) foi uma caça às bruxas de Biden. Uma perseguição política, não criminal.”

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Durante a entrevista, a jornalista Norah O’Donnell questionou diretamente se a decisão de perdoar CZ tinha ligação com a World Liberty Financial, empresa de tokenização de ativos associada a Donald Trump Jr. e Eric Trump, que mantém parcerias comerciais com a Binance.

“Não, de jeito nenhum”, respondeu Trump. “Isso é sobre o futuro financeiro da América, não sobre meus filhos.”

O presidente disse considerar a condenação de CZ um “erro político” e afirmou que os Estados Unidos deveriam “premiar o sucesso em vez de punir a inovação”.

Continua depois da publicidade

“Ele foi alvo porque fez os Estados Unidos parecerem pequenos. O governo Biden tratou o setor de cripto como inimigo, e isso foi um erro enorme.”

Ao ser questionado se o perdão indicava uma guinada institucional na política econômica, Trump afirmou que a medida é parte de um reposicionamento estratégico dos EUA na economia digital.

“Apoio cripto 100%. Se não fizermos, China, Japão ou alguém fará”, disse. “Quero que sejamos o número 1 do mundo.”

Trump descreveu a decisão como um gesto de soberania tecnológica, ligando-a à sua agenda de tarifas, energia e reindustrialização. Segundo ele, a inovação financeira é agora “parte da doutrina americana de poder econômico”.

“Quando falamos de segurança nacional, estamos falando de energia, de inteligência artificial e, agora, de cripto. Tudo está conectado.”

Relembre o caso

Changpeng Zhao foi condenado em 2023, durante o governo Joe Biden, após se declarar culpado por violações das leis de combate à lavagem de dinheiro (AML, na sigla em inglês) e por falhas de controle na Binance. Cumpriu quatro meses de prisão e foi multado em US$ 50 milhões, enquanto a exchange pagou US$ 4,3 bilhões em acordo com autoridades americanas.

Continua depois da publicidade

O perdão presidencial, assinado em outubro, extinguiu as restrições remanescentes contra CZ e reabilitou seus direitos empresariais nos EUA.

A medida foi criticada por democratas no Congresso e por ex-integrantes do Departamento de Justiça, que alegam uso político do instrumento de clemência.

O’Donnell citou essas críticas durante a entrevista, perguntando se Trump não estaria “premiando alguém que admitiu violar a lei”. O presidente rebateu:

Continua depois da publicidade

“Ele reconheceu erros administrativos, não crimes. Isso é muito diferente.”
“O governo anterior tentou destruir o setor de cripto porque não o compreendia.”

Ler artigo completo