ANUNCIE AQUI
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que aprovaria a venda dos caças F-35 para a Arábia Saudita quando se encontrar nesta terça-feira (18) com o príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman.
“Eu direi que faremos isso. Vamos vender os F-35,” disse Trump ao ser questionado sobre as vendas nesta segunda-feira (17), na Casa Branca, chamando a Arábia Saudita de “grande aliada.”
A venda dos F-35, se concluída, representa uma grande concessão à Arábia Saudita, enquanto Washington e Riad buscam aprofundar os laços e Trump pressiona o país a aderir aos Acordos de Abraão e normalizar as relações com Israel.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
As ações da Lockheed Martin, fabricante dos aviões, subiram até 1,1% após as declarações de Trump.
Os aviões F-35 estão entre os caças mais avançados do mundo, e os sauditas há muito tempo buscam adquiri-los, segundo autoridades familiarizadas com as negociações. Cada avião custa cerca de 100 milhões de dólares.
A aprovação planejada por Trump ocorre apesar do interesse de Israel, o único país do Oriente Médio que atualmente possui o caça, em proteger seu monopólio, que considera necessário para manter uma vantagem militar crucial para sua segurança.
Continua depois da publicidade
Uma oferta semelhante de Trump aos Emirados Árabes Unidos para a venda proposta de até 50 caças F-35A está paralisada devido a restrições que os EUA queriam impor aos aviões.
Um relatório do Pentágono levantou preocupações de que a China poderia adquirir a tecnologia avançada do avião caso a venda para a Arábia Saudita fosse aprovada, citando os laços de defesa de Pequim com Riad, informou o New York Times.
© 2025 Bloomberg L.P.

há 1 semana
4







Portuguese (BR) ·