ANUNCIE AQUI
O presidente Donald Trump desembarcou nesta segunda-feira no resort egípcio de Sharm El-Sheikh para uma cúpula com vários outros líderes mundiais, com o objetivo de garantir que o acordo de cessar-fogo liderado pelos EUA para Gaza se transforme em uma paz duradoura.
O líder voou de Israel, onde discursou no parlamento do país e foi elogiado pelo acordo da semana passada que levou a uma trégua em Gaza no fim de semana e à libertação dos 20 reféns vivos restantes mantidos no território palestino.
Eles foram libertados na segunda-feira, assim como quase 2.000 palestinos presos em cadeias israelenses.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
“Eles desempenharam um papel muito importante, e tiveram um papel muito importante com o Hamas”, disse Trump sobre o Egito durante encontro com o presidente Abdel Fattah el-Sisi. “O Hamas respeita este país, e respeita a liderança do Egito.”
O presidente dos EUA afirmou que vê a “fase dois” de seu plano de paz como iniciada e que Gaza “precisa de muita limpeza”.
Trump está em uma viagem rápida desde Washington. Ele chegou a Israel por volta das 9h30 (horário local) na segunda-feira e partirá para a capital dos EUA após algumas horas no Egito. No centro de conferências no Mar Vermelho, esperavam por ele outros líderes, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz, o emir do Catar Sheikh Tamim bin Hamad al Thani, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
Continua depois da publicidade
Eles devem iniciar discussões sobre o futuro de Gaza, incluindo questões delicadas como persuadir o Hamas a se desarmar e garantir que o grupo militante não participe da governança do território, que controla desde 2007. Também podem discutir o envio de forças de paz para Gaza e como reconstruir o território após dois anos de guerra devastadora.
Em Jerusalém, Trump disse estar confiante de que o cessar-fogo se manterá e pediu que tanto o governo israelense quanto os palestinos aproveitem o momento como uma oportunidade para a paz duradoura.
“Israel, com nossa ajuda, conquistou tudo o que podia pela força das armas”, disse ele ao Knesset. “Vocês venceram. Quero dizer, vocês venceram. Agora é hora de transformar essas vitórias contra os terroristas no campo de batalha no prêmio máximo da paz e prosperidade para todo o Oriente Médio.”
“O foco total dos gazenses”, continuou, “deve ser restaurar os fundamentos da estabilidade, segurança, dignidade e desenvolvimento econômico, para que finalmente possam ter a vida melhor que seus filhos realmente merecem após todas essas décadas de horror. Pretendo ser parceiro nesse esforço.”
Há muito ceticismo sobre a duração da trégua. Quase assim que Trump terminou seu discurso — recebido com aplausos entusiasmados dos parlamentares israelenses — o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o Hamas não cumpriu o compromisso de liberar os restos mortais de todos os reféns mortos até segunda-feira.
“Qualquer atraso ou evasiva deliberada será considerada uma violação grave do acordo e será respondida adequadamente”, disse Katz.
Continua depois da publicidade
Segundo o acordo da semana passada, 48 reféns — todos, exceto um, homens — ainda estavam detidos em Gaza, com 20 deles vivos.
Houve cenas de júbilo em Israel com a libertação dos 20 cativos vivos, assim como entre palestinos em Gaza e na Cisjordânia com a liberação de prisioneiros.
Israel retirou tropas da maioria das áreas povoadas em Gaza e concordou em permitir muito mais ajuda ao território mediterrâneo, que abriga cerca de 2,2 milhões de pessoas.
Continua depois da publicidade
Quase todos foram deslocados desde o início da guerra, e o ministério da saúde controlado pelo Hamas em Gaza afirma que mais de 67 mil pessoas foram mortas. O exército israelense diz que quase 470 de seus soldados morreram em combate em Gaza.
O Hamas desencadeou a guerra com um ataque a Israel a partir de Gaza em 7 de outubro de 2023, matando 1.200 pessoas e sequestrando outras 250.
© 2025 Bloomberg L.P.

há 3 meses
24








Portuguese (BR) ·