Treinador mais velho do país busca milagre para livrar o Amazonas do rebaixamento na Série B do Brasileirão

há 1 semana 4
ANUNCIE AQUI
Aderbal Lana tem 79 anos e dirige o Amazonas na Série B João Normando/Amazonas FC
  • ESPN.com.br

14 de nov, 2025, 08:10

Há duas semanas, Aderbal Lana foi escolhido como substituto de Márcio Zanardi para dirigir o Amazonas na reta final da Série B do Brasileirão. Aos 79 anos - completados na última segunda-feira (10), se tornou o treinador mais velho do país.

Uma lenda do futebol amazonense, com 11 títulos estaduais, Aderbal Lana estava desempenhando a função de coordenador técnico do Amazonas quando surgiu um dos maiores desafios em seus 52 anos de carreira: evitar o rebaixamento da Onça Pintada para a Série C.

Faltando quatro rodadas, o Amazonas estava na penúltima colocação, com 32 pontos, a cinco do Athletic, primeiro fora da zona de rebaixamento. Na estreia de Aderbal Lana, uma luz no fim do túnel se acendeu com a vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá. O balde de água fria veio no confronto direto contra o Botafogo-SP: derrota por 1 a 0.

O panorama é quase o mesmo. Agora na 18ª colocação, a Onça Pintada tem 35 pontos e está a cinco do próprio Athletic-MG. O problema é que faltam apenas duas rodadas para o fim da Série B. Ou seja, Aderbal Lana vai precisar fazer milagre para evitar que o clube se junte aos já rebaixados Volta Redonda e Paysandu.

O Papão, inclusive, será o adversário do Amazonas nesta sexta-feira (14), às 20h (de Brasília), na Curuzu, com transmissão ao vivo do Disney+. Qualquer resultado que não seja a vitória faz o clube voltar rebaixado para Manaus.

Mas a Onça Pintada ainda vai depender de tropeços de Ferroviária e Athletic-MG para chegar viva a última rodada, quando recebe o Coritiba, no Estádio Carlos Zamith.

Ler artigo completo