ANUNCIE AQUI
O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que os membros de sua comitiva que vieram ao Brasil para a COP30 ficaram felizes em deixar Belém e voltar à Alemanha. A declaração foi feita durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, realizado na última semana.
Na ocasião, Merz elogiava seu país e pedia que os presentes valorizassem e defendessem a Alemanha. Para exemplificar, relatou que, ao final da visita ao Brasil para a Cúpula de Líderes, que precedeu a COP30, perguntou a jornalistas que estavam em sua comitiva se eles gostariam de ficar no Brasil, em vez de voltar à Alemanha.
“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, contou o chanceler. E completou: “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”
Continua depois da publicidade
O contexto do discurso do líder alemão era a valorização do ambiente comercial interno. Merz destacou a prosperidade e a liberdade do comércio na Alemanha e pediu que os presentes defendessem o país e a democracia.
“Vivemos em um dos países mais livres do mundo, e vale a pena defender nosso país, nossa democracia e nossa ordem econômica”, disse. “Essa é uma tarefa que todos nós devemos assumir: defender este país, defender nossa democracia, defender nossa sociedade aberta contra seus inimigos internos e externos — e também defender nossa ordem de economia de mercado.”
Passagem de Merz pelo Brasil
Friedrich Merz esteve no Brasil para a Cúpula de Líderes, que aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém. Em sua passagem pelo país, ele também teve uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em nota à imprensa divulgada após o encontro, o Palácio do Planalto declarou que o “chanceler Merz parabenizou o presidente Lula pela liderança na COP30, elogiou a organização e a infraestrutura do evento, e disse que a escolha de Belém como sede foi um acerto.”
A passagem de Merz pelo Brasil ficou marcada pela frustração causada pela não adesão da Alemanha ao TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), capitaneado por Lula. Apesar de elogiar a iniciativa e afirmar que iria aderir ao Fundo, Merz deixou o país sem anunciar oficialmente uma contribuição.
Agora, cresce a expectativa de que um valor de contribuição da Alemanha para o TFFF seja anunciado até o final da COP30. O chanceler alemão afirmou ser certo o aporte do país europeu no TFFF, mas destacou que a definição do valor depende de acordo com sua coalizão — o que não tem data para ocorrer. Merz disse em Belém que os políticos da coalizão ainda precisam entender melhor o funcionamento do TFFF.
Continua depois da publicidade
*Com informações do Estadão Conteúdo.

há 1 semana
4







Portuguese (BR) ·