Tiago Splitter estreia no comando dos Trail Blazers e faz história contra os Warriors na NBA

há 3 horas 1
ANUNCIE AQUI
  • ESPN.com.br

25 de out, 2025, 02:42

Dia histórico na NBA. Nesta sexta-feira (24), Tiago Splitter estreou no comando do Portland Trail Blazers e ampliou seu nome na liga ao se tornar o primeiro técnico brasileiro na elite do basquete. O adversário foi nada menos que o Golden State Warriors que, nem com Stephen Curry inspirado, conseguiu estragar a festa.

Com o ex-pivô do Brasil como treinador interino à beira da quadra, no Moda Center, a equipe de Óregon se recuperou da derrota na estreia e faturou sua primeira vitória na temporada ao bater os rivais californianos por 139 a 119.

Aos 40 anos, Splitter inicia um novo capítulo em sua carreira já consagrada no melhor basquete do mundo. Primeiro brasileiro campeão da liga em 2014, com o San Antonio Spurs, ele chegou este ano aos Trail Blazers e assumiu o comando interinamente após a prisão de Chauncey Billups.

Em sua primeira aparição, o ex-pivô já garante o primeiro triunfo da equipe após a derrota por 118 a 114 em casa para o Minnesota Timberwolves. Mesmo com os 35 pontos de Steph Curry e Gui Santos do outro lado, os donos da casa dominaram do início ao fim para sentenciar a vitória, com Deni Avdija e Jerami Grant entre os destaques.

Apesar de estrear como treinador principal na liga, Splitter já carrega na bagagem a experiência de levar o Paris Basketball a dois títulos nacionais na última temporada.

A beira da quadra na NBA também não é uma novidade. Antes de se mudar para a França, o ex-pivô foi assistente técnico no Brooklyn Nets (2019 a 2023) e no Houston Rockets (2023/24).

Como jogador, Splitter disputou sete temporadas na elite do basquete, incluindo passagens por Philadelphia 76ers e Atlanta Hawks, além dos Spurs, com o qual se consagrou sob o comando do lendário técnico Gregg Popovich. Antes de encerrar a carreira, ele ainda brilhou com a camisa do Saski Baskonia, da Espanha, cujo número 21 foi aposentado em sua homenagem no ano passado.

Técnico e astro da NBA presos

Então treinador principal dos Trail Blazers, Chauncey Billups foi detido nesta quinta-feira (23) como parte de investigações relacionadas a jogos de azar. Além dele, Terry Rozier, armador do Miami Heat, também foi preso. Ambos acabaram afastados de suas equipes.

A prisão de Billups, de 49 anos, ocorreu no Oregon e foi feita como parte de um caso diferente, mas com o tema também relacionado, ligado a uma operação ilegal em partidas de pôquer. Ele estava à frente de Portland desde 2021 e foi campeão da NBA e MVP das Finais como jogador do Detroit Pistons, além de ser eleito ao Hall da Fama do Basquete em 2024.

Billups e Rozier fazem parte de um total de 34 pessoas presas. As detenções são resultado de uma investigação que perdurou por anos e abrangeu 11 estados, envolvendo dezenas de milhões de dólares, de acordo com o FBI.

Ler artigo completo