Telavive reúne-se em oração enquanto Israel avança para trégua em Gaza

há 4 horas 1
ANUNCIE AQUI

Últimas notícias: 10/10/2025 - 17:38 GMT+2

Este texto foi traduzido com a ajuda de inteligência artificial e publicado originalmente em inglês

Fiéis judeus reuniram-se para as orações matinais na Praça dos Reféns, em Telavive, na sexta-feira, enquanto Israel se preparava para implementar a primeira fase de um muito aguardado plano de paz.

O movimento seguiu-se à aprovação pelo gabinete israelita da proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, para um cessar-fogo em Gaza e a libertação de todos os reféns ainda mantidos pelo Hamas, marcando um passo crucial para o fim do conflito de dois anos.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu confirmou que o governo aprovou o esboço do acordo, enquanto um oficial israelita afirmou que o cessar-fogo entrará em acordo de imediato, com as forças militares a começarem a retirada dentro de 24 horas. No entanto, o acordo mais amplo deixa em aberto questões chave sobre o desarmamento do Hamas e a futura governação de Gaza.

A guerra, desencadeada pelo ataque mortal do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, deixou um número estimado de 67.000 palestinianos mortos e quase 170.000 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. O conflito também deslocou a maior parte da população de Gaza, gerou acusações de genocídio que Israel nega e desencadeou protestos globais. Com o novo acordo, ambos os lados parecem mais próximos do que em qualquer ponto nos últimos meses de terminar uma das guerras mais mortíferas da região em décadas.

Ler artigo completo