Tecto inaugura maior data center de Fortaleza e projeta expansão

há 2 meses 20
ANUNCIE AQUI
Executivos e autoridades na inauguração do data center Mega Lobster, da TectoExecutivos e autoridades na inauguração do data center Mega Lobster, da Tecto (crédito: Teletime)

A Tecto, braço de data centers da V.tal, inaugurou nesta quinta-feira, 23, o Mega Lobster, centro de dados com capacidade de 20 megawatts (MW) na Praia do Futuro, em Fortaleza. O complexo de maior potência da região foi construído em 12 meses e teve investimento de R$ 550 milhões.

O Mega Lobster, terceiro data center da Tecto no Ceará, está em terreno de 13 mil m² e conta com dez data halls, cada um com 300 m². A unidade também possui espaço para mil racks. Da capacidade disponível, o site nasce com 3 MW já contratados, informou o CEO da empresa, José Miguel Vilela, em coletiva de imprensa na inauguração do complexo.

O executivo apontou que, atualmente, a América Latina tem 3% da capacidade mundial de data centers, com o Brasil representando cerca da metade dessa participação. Com o Mega Lobster, a empresa espera contribuir para ampliar a capacidade de processamento no País, uma vez que cerca de 60% dos dados são analisados e gerenciados em unidades no exterior.

"Somos candidatos a fazer o processamento de empresas brasileiras que mandam dados para o exterior e trazer dados de fora para serem processados aqui", destacou Vilela.

De acordo com o CEO, "há um problema de energia e de transmissão fora do País". Desse modo, em função "da energia em abundância" no território brasileiro, a companhia está reforçando a aposta na indústria de data centers.

"É só o início de uma expansão ambiciosa que teremos. Queremos ter uma contribuição muito relevante para o Brasil", afirmou o executivo, acrescentando que, entre clientes, a nova unidade mira, além de provedores de conteúdo, o segmento corporativo (B2B) e governos.

Expansão

Com a entrada em operação do Mega Lobster, a Tecto passa ter seis data centers em atividade – três em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e dois em Barranquilla, na Colômbia. Os planos da empresa preveem quase dobrar a rede nos próximos dois anos.

No evento de inauguração do novo site, o CEO reforçou que a companhia já separou US$ 1 bilhão para investimentos em cinco unidades.

Uma unidade em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, com 200 MW de potência, vai começar a ser construída ainda este ano. A previsão é de que entre em operação em 2027. A empresa também está estudando o local de construção de um site em Porto Alegre. Outras três unidades estão nos planos, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Ceará como prioridade

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que o Ceará "é o estado prioritário para o governo" no que diz respeito à instalação de data centers.

Siqueira Filho também comentou que a Política Nacional de Data Centers segue em elaboração. No momento, a pasta trabalha para reunir todas as contribuições do mercado e apresentar um plano que tenha sintonia com o setor privado.

"Precisamos aumentar a nossa participação no setor, e o governo vai estar de mão dadas com o setor produtivo para isso", assegurou.

A inauguração do Mega Lobster também contou com a presença de diversas autoridades, como os conselheiros da Anatel, Vicente Aquino e Alexandre Freire; o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinícius Caram; Lea Fonseca, superintendente de fiscalização da Anatel; Marina Soares, chefe de gabinete do conselheiro Alexandre Freire; além do deputado federal e ex-ministro das Comunicações André Figueiredo.

(O jornalista viajou para Fortaleza a convite da Tecto)

Ler artigo completo